Faixa Etaria: Educação Infantil
A Arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da
sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança
rabisca ou desenha no papel, na areia, na terra, na água; neste momento, ela
está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de
expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas
explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo. Para
Lowenfeld, “este período da vida é extremamente importante para o
desenvolvimento de atitudes sobre o próprio eu e para o estabelecimento da
noção de que o mundo é um ligar empolgante e aprazível para se viver.”
A presença da Arte na educação infantil apresenta um descompasso
entre a produção teórica existente e a prática pedagógica adotada por grande
parte dos educadores, para os quais as atividades desenvolvidas nas aulas de
arte são tidas como um passatempo, como um enfeite para as datas comemorativas,
sem significação para a criança, “por muitas vezes os adultos não considerarem
que a criança tem competência para elaborar um produto adequado.” Consideramos
fundamental que o professor que atua na educação Infantil, compreenda como se
dá o processo de criação nas crianças e suas fases de desenvolvimento criador,
para que possa propiciar a oportunidade à criança de crescer por meio de suas
experiências artística. Diante desta perspectiva, esta oficina apresenta a Arte
na Educação Infantil como uma linguagem que tem estrutura e características
próprias que possibilita à criança, no processo de criação, reformular suas ideias
e construir novos conhecimentos em situações onde a imaginação, a ação, a
sensibilidade, a percepção, o pensamento e a cognição são reativados. Serão
desenvolvidas atividades teóricas práticas que visam trabalhar o
desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e da
capacidade estética das crianças, buscando uma maior conscientização por parte
dos educadores acerca do processo de criação em arte na Educação Infantil.
Justificativa: Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo
de imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papeis ou telas provocando
mudanças. O projeto parte do principio que através da exploração de diferentes
materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do
mundo.
Objetivos: Trabalhar a motricidade fina e grossa.
Explorar diferentes materiais.
Estimular a percepção.
Despertar a apreciação por obra de artes.
Estratégias:
As professoras semanalmente
irão propor diferentes atividades tais como:
ü Pintura com esponja.
ü Impressão das partes do corpo (pé, mão, cotovelo e joelho)
ü Pintura com rolinhos pinceis e cotonete, palito de sorvete, escova
de dente.
ü Impressão de carimbo com legumes.
ü Molde vazado.
ü Pegadas com texturas.
ü Massinha de modelar caseira.
ü Pintura com folhagem, radiografia, plástico bolha, lixa e etc.
ü Apresentação de alguns autores e a releitura de obras de artes.
ü Criação de diversas com a mistura de tintas.
ü Criação de pintura assoprando com o canudinho de refrigerante na
folha de sulfit.
Habilidades Contempladas
Artes:
ü Manipular materiais como lápis e pinceis de diferentes texturas e
espessuras, brochas, carvão e, carimbo, etc.
ü Manipular diferentes meios como: tinta, água, areia, terra,
argila, etc.
ü Manipular diferentes suportes gráficos, como: jornal, papel, papelão,
parede, chão, caixas, etc.
ü Observar experimentar transformações (tintas e massas) utilizando
elementos da natureza (folhas, sementes, etc.) com a ajuda do educador.
ü Fazer uso de um mesmo recurso e diferentes situações exemplo:
tentas sopradas em canudo ou esponja com carimbo.
ü Criar desenhos pinturas colagem modelagem a partir do seu próprio
repertorio e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ponto,
linha, forma, etc.
Natureza e sociedade:
ü Reconhecer e nomear as partes do corpo por meio de uso e da
exploração de suas habilidades físicas motoras e perceptivas.
ü Organizar e produzir ordenadamente etapas de uma instrução
(receitas, regras) com apoio do professor.
Avaliação: No decorrer das atividades, será observado o desenvolvimento psicomotor,
percepção visual, auditiva, tanto como a interação e a socialização dos alunos.