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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

- PLANO DE AULA: BLOCOS LÓGICOS – ENCONTRE A PEÇA.




Objetivos: Construção das noções de:

1 - Conjunto, elemento e atributo;

2 - Inclusão, exclusão e pertinência;

3 - Desenvolvimento da atenção e disciplina.

Preparação:

Material: Uma caixa de Blocos Lógicos, composto por quarenta e oito blocos geométricos, de quatro tipos de “figuras”: círculo, triângulo, quadrado e retângulo; que variam em três cores: azul, vermelho e amarelo; em dois tamanhos: pequeno e grande; e em duas espessuras: fina e grossa. 

Desenrolar:

1 - Dividir a classe em grupos e espalhar os blocos lógicos pelo chão.

Para descobrir qual é a peça, as crianças farão uma competição.

Dar um comando das características de uma peça (por exemplo: amarelo, triângulo, grande e fino) para um grupo.

Em seguida, o grupo deve procurar e selecionar a peça correspondente para mostrá-la, o mais rapidamente possível, às outras equipes.

A competição poderá ter como objetivo verificar qual grupo encontra a peça correta primeiro ou de qual grupo encontra mais peças corretas.

À medida que acertam, recebem uma pontuação.

2 - Outra opção é de cada equipe desafiar os outros grupos da classe distribuindo eles mesmos os atributos.


Conclusão: Desenvolve o raciocínio lógico e a memorização das peças.

- PLANO DE AULA: BLOCOS LÓGICOS – ENCONTRE A PEÇA.

PROJETO: CRIANDO TEXTURA

Faixa Etaria: Educação Infantil


 
A Arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, na areia, na terra, na água; neste momento, ela está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo. Para Lowenfeld, “este período da vida é extremamente importante para o desenvolvimento de atitudes sobre o próprio eu e para o estabelecimento da noção de que o mundo é um ligar empolgante e aprazível para se viver.”

A presença da Arte na educação infantil apresenta um descompasso entre a produção teórica existente e a prática pedagógica adotada por grande parte dos educadores, para os quais as atividades desenvolvidas nas aulas de arte são tidas como um passatempo, como um enfeite para as datas comemorativas, sem significação para a criança, “por muitas vezes os adultos não considerarem que a criança tem competência para elaborar um produto adequado.” Consideramos fundamental que o professor que atua na educação Infantil, compreenda como se dá o processo de criação nas crianças e suas fases de desenvolvimento criador, para que possa propiciar a oportunidade à criança de crescer por meio de suas experiências artística. Diante desta perspectiva, esta oficina apresenta a Arte na Educação Infantil como uma linguagem que tem estrutura e características próprias que possibilita à criança, no processo de criação, reformular suas ideias e construir novos conhecimentos em situações onde a imaginação, a ação, a sensibilidade, a percepção, o pensamento e a cognição são reativados. Serão desenvolvidas atividades teóricas práticas que visam trabalhar o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e da capacidade estética das crianças, buscando uma maior conscientização por parte dos educadores acerca do processo de criação em arte na Educação Infantil.

Justificativa: Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo de imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papeis ou telas provocando mudanças. O projeto parte do principio que através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.

Objetivos: Trabalhar a motricidade fina e grossa.

Explorar diferentes materiais.

Estimular a percepção.

Despertar a apreciação por obra de artes.

Estratégias:

As professoras semanalmente irão propor diferentes atividades tais como:

ü  Pintura com esponja.
ü  Impressão das partes do corpo (pé, mão, cotovelo e joelho)
ü  Pintura com rolinhos pinceis e cotonete, palito de sorvete, escova de dente.
ü  Impressão de carimbo com legumes.
ü  Molde vazado.
ü  Pegadas com texturas.
ü  Massinha de modelar caseira.
ü  Pintura com folhagem, radiografia, plástico bolha, lixa e etc.
ü  Apresentação de alguns autores e a releitura de obras de artes.
ü  Criação de diversas com a mistura de tintas.
ü  Criação de pintura assoprando com o canudinho de refrigerante na folha de sulfit.

Habilidades Contempladas

Artes:

ü  Manipular materiais como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão e, carimbo, etc.
ü  Manipular diferentes meios como: tinta, água, areia, terra, argila, etc.
ü  Manipular diferentes suportes gráficos, como: jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, etc.
ü  Observar experimentar transformações (tintas e massas) utilizando elementos da natureza (folhas, sementes, etc.) com a ajuda do educador.
ü  Fazer uso de um mesmo recurso e diferentes situações exemplo: tentas sopradas em canudo ou esponja com carimbo.
ü  Criar desenhos pinturas colagem modelagem a partir do seu próprio repertorio e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ponto, linha, forma, etc.

Natureza e sociedade:

ü  Reconhecer e nomear as partes do corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas motoras e perceptivas.

ü  Organizar e produzir ordenadamente etapas de uma instrução (receitas, regras) com apoio do professor.
 

Avaliação: No decorrer das atividades, será observado o desenvolvimento psicomotor, percepção visual, auditiva, tanto como a interação e a socialização dos alunos.

ELEMENTOS DO DESENHO


Os elementos do desenho estão relacionados entre si e não podem ser facilmente separados. Porém, podemos distinguir quatro grupos de elementos:

1. ELEMENTOS CONCEITUAIS;

1.1 - PONTO – Um ponto indica uma posição. Não tem comprimento nem largura. Não ocupa nenhuma área ou espaço. É o início e o fim de uma linha e está onde duas linhas se encontram ou se cruzam, para tanto, denominamos com letras maiúsculas de nosso alfabeto.

1.2 - LINHA – À medida que um ponto se move, sua trajetória se torna uma linha. Uma linha tem comprimento, mas não tem largura. Tem posição e direção. É limitada por pontos. Forma as bordas de um plano.

1.3 - PLANO - A trajetória de uma linha em movimento se torna um plano. Um plano tem comprimento e largura, mas não tem espessura. Tem direção e posição e é limitado por linhas. O plano define os limites do volume.

1.4 - VOLUME – A trajetória de um plano em movimento se torna um volume. Tem posição no espaço e é limitado por planos.

2. - ELEMENTOS VISUAIS – Quando desenhamos tornamos os elementos conceituais em elementos visíveis. Portanto, podemos ver suas características:

2.1 – FORMATO – Qualquer coisa que pode ser vista tem um formato que proporciona a identificação principal para nossa percepção.
 


2.2 – TAMANHO – Todos os formatos têm um tamanho, onde o descrevemos por sua grandeza ou pequenez.
2.3 – COR – Um formato se distingue de seu entorno devido à cor. A cor é aqui utilizada em seu sentido amplo, compreendendo todos os matizes do espectro, mas também os neutros com suas variações tonais e cromáticas.
2.4 – TEXTURA – A textura se refere às características da superfície de um formato. Esta pode ser simples ou decorada, lisa ou áspera, e pode agradar tanto ao sentido do tato quanto ao olhar.
3. – ELEMENTOS RELACIONAIS – Este grupo de elementos organiza a localização e a inter-relação dos formatos.
3.1 – DIREÇÃO – A direção de um formato depende do modo como está relacionado com o observador, com seu plano e com os demais formatos próximos.
3.2 – POSIÇÃO – A posição de um formato é entendida pela relação com o plano em que se encere.
3.3 – ESPAÇO – Formatos de qualquer tamanho, mesmo que pequenos, ocupam espaço. Portanto, o espaço pode ser ocupado ou deixado vazio.
3.4 – GRAVIDADE – A sensação de gravidade não é visual, mas psicológica. À medida que somos atraídos pela gravidade da terra, tendemos a atribuir peso ou leveza, estabilidade ou instabilidade a formatos individuais ou grupos de formatos.
Aprendizagem e significativa
Estrutura cognitiva
Aprendizagem
Aprendizagem significativa
Aprendizagem mecânica
Aprendizagem significativa por recepção
Aprendizagem significativa por descoberta
Contínuo
Ausubel refere-se à estrutura cognitiva como:
O conteúdo total e organizado de ideias de um dado indivíduo; ou, no contexto de aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao conteúdo e organização de suas ideias naquela área particular de conhecimento.
Aprendizagem
Refere-se à aquisição de material ideativo na estrutura cognitiva do indivíduo. Uma aquisição ideativa determinada tanto pode ser mecânica como significativa, ou melhor, se situará entre esses dois polos. Deve-se considerar, também, que uma mesma tarefa de aprendizagem poderá requerer em passagens diferentes esses dois tipos de aprendizagem. Por exemplo, uma tarefa que envolva a memorização de nomes e datas, ao mesmo tempo em que requeira também que se compreenda a relação entre várias ideias. Nesse caso, a memorização está mais próxima da aprendizagem mecânica, ao passo que a compreensão estará mais próxima do polo de aprendizagem significativa.
Aprendizagem significativa
Dizemos que a aprendizagem será significativa se as ideias expressas simbolicamente forem relacionadas às informações relevantes, previamente adquiridas pelo aprendiz. Se este não tiver o suporte ideacional pertinente, a aprendizagem será mecânica.
Bibliografias:
AUSUBEL, D. P. The role of discriminability in meaningful verbal learning and retention. Journal of Educacional Psychology, 52: 266-74, 1961.
FARIA, Wilson. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo, Ática; 1989.
 


PROJETO: TEXTURAS E SENSAÇÕES DIFERENTES.


Participantes: Educação Infantil

Duração: um mês.


Justificativa: Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. O projeto, “Texturas e Sensações”, parte do princípio que, através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.


Objetivo Geral: Trabalhar a motricidade fina a partir da exploração de diferentes materiais.


Objetivos Específicos:

ü  Desenvolver a imaginação e criatividade;

ü  Explorar diferentes materiais;

ü  Estimular a percepção visual;

ü  Perceber o tato;

ü  Despertar o gosto pela arte;

 

Técnicas a serem utilizadas no decorrer do projeto:

ü  Colagem de algodão;

ü  Colagem de lã;

ü  Colagem com folhas;

ü  Colagem com areia colorida;

ü  Colagem com retalhos de E.V.A;

ü  Colagem com retalhos de E.V.A texturizado;

ü  Amassado e colagem de crepom;

ü  Desenho na lixa;

ü  Desenho com carvão;

ü  Pintura com cola gliter no celofane;

ü  Pintura com plasticor no jornal;

ü  Pintura no plástico bolha;

ü  Pintura com esponja;

ü  Pintura em tela;

ü  Pintura com têmpera cola e areia;

 

Avaliação: No decorrer das atividades, será observado o desenvolvimento motor como também a concentração dos alunos e confeccionar um álbum com todos os trabalhos realizados no mural da escola.

PLANO DE AULA: FORMAS E DESENHOS COM O BARBANTE




Grupo: alunos de pré-escola até 5º ano.

Objetivos: a dinâmica é uma ótima oportunidade para você observar melhor o comportamento da turma.

Tempo: uma aula

Local: A brincadeira pode acontecer na classe ou no pátio, dependendo do tamanho da turma.

Material: bastam um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta para começar a brincadeira.

Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante.
Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante.
Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, as crianças podem perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade. Depois, toda a turma, incluindo o professor, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante.
Prontas às obras, o grupo analisa figura por figura. Comentários e interpretações são muito bem-vindos.
Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos.
Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, as crianças devem criar uma única figura.
Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.
Enquanto as crianças escolhem juntos quais os desenhos irão fazer e colocam a ideia em prática, o professor aproveitará para observá-las. Nessa fase da brincadeira surgem muitas ideias e cada aluno quer falar mais alto que o colega.
Alguns buscam argumentos para as suas sugestões, outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a roda e, às vezes, cumprem a palavra.
O professor deve ficar atento ao comportamento da turma durante esses momentos de tensão. Eles serão produtivos se você abandonar sua posição de coordenador e deixar o grupo resolver seus impasses, ainda que a solução encontrada não seja, em sua opinião, a melhor.
Conclusão: Por meio desse jogo, os alunos tomam consciência de seu potencial criativo e se familiarizam com as atividades em equipe.
É muito interessante repetir a brincadeira com a mesma classe semanas depois. É hora de comparar os processos de criação com o barbante, avaliando a evolução do grupo diante de um trabalho coletivo.