O trabalho com a contação de
histórias, segundo Abramovich (1991), é importante porque para a criança
tornar-se uma leitora, o primeiro passo é ouvir histórias. Neste aspecto, é
possível ressaltar que o primeiro contato da criança com as histórias é pela
oralidade e, portanto, através de outras pessoas.
Nesta perspectiva, a partir da
contação de uma história, a criança por não estar vendo imagens, é capaz de se
aventurar no mundo do ‘faz-de-conta’, que é um território importante para a infância. Por isso, por meio da
contação, buscou-se brincar com esse mundo do ‘faz-de-conta’, partindo de
personagens que conseguem resolver seus problemas para que a criança possa se
identificar com elas.
Os contos de fadas atingem as
crianças, entretendo-as e estimulando sua imaginação, como nenhum outro tipo de
literatura talvez seja capaz de fazê-lo, e assim, contribui para a formação dos
pequenos leitores. Sugerindo soluções simples, os contos, já que, se referem
aos problemas interiores, promovem o desenvolvimento de recursos internos e
criam soluções para dificuldades a serem enfrentadas no decorrer do seu
crescimento.
Como afirma Bettelheim (1986, p. 20):
Enquanto
diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma e favorece o desenvolvimento
de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e
enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer
justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida
da criança.
Nesse sentido, pode-se perceber a
relevância dos contos de fadas para as crianças, pois essa atividade reside em
algo mais do que ensinamentos sobre as formas corretas de se comportar, elas
são terapêuticas, porque a criança
encontra a sua própria solução através da contemplação do que a história
parece implicar acerca de seus conflitos internos, nesse momento da vida.
Tomando característica marcante dessa
área, o poder de lidar com conteúdos da sabedoria popular e conteúdos
essenciais da condição humana, eles vivem até hoje e continuam envolvidos no
mundo maravilhoso, universo que denota a fantasia, partindo sempre de uma
situação real e concreta, lidando com emoções que toda criança já viveu.
JUSTIFICATIVA
A arte de contar histórias é uma
tradição antiga. Nossos avós, nossos pais contaram belíssimas histórias
fazendo-nos viajar pela imaginação. Hoje, infelizmente, este costume se perdeu
no tempo. Em função deste indicador através do Projeto ”Contação de Histórias”
desenvolvido pela bibliotecária da escola propõem-se o resgate dessa arte
através de atividades desenvolvidas para alunos como a contação de histórias,
desenhos para colorir, dobraduras, filmes e músicas. É um projeto, que vem
trazer algumas possibilidades de acesso à literatura, a arte e a música.
OBJETIVOS
Possibilitar aos educandos de 1º Ano da
EMEF: Eduardo Prado, o momento de audição de histórias, influi no processo de
desenvolvimento individual dos alunos, tanto dentro da escola, como também nas
suas relações sociais em outros espaços. Além de incentivar a leitura e a
fruição da literatura como arte, objetiva-se transmitir valores que determinam
atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência no ambiente escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
*Usufruir de um momento lúdico, movido
à fantasia e imaginação;
*Perceber a importância da contação de
histórias como uma manifestação cultural;
*Desenvolver habilidades, por meio da
observação e prática, que lhe possibilitem contar suas histórias de maneira
mais elaborada;
*Criar o hábito de ouvir histórias,
como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar;
*Dispor-se a conhecer o novo, o
diferente;
*Refletir, por meio das histórias e
seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive.
*Despertar o gosto pela literatura;
Contar histórias para crianças é poder
sorrir, gargalhar com as situações vividas pelos personagens, é através das
histórias da literatura infantil, que as crianças descobrem outros lugares,
outros tempos, outros jeitos de viver, de agir e de ser. A prática de trazer a
contação de histórias para ambiente escolar permite a ampliação do processo de
comunicação entre as crianças.
METODOLOGIA
Far-se-á uma contação de histórias no
EMEF; Eduardo Prado por aluna do ultimo semestre de Licenciatura em Pedagogia.
A escolha das histórias foi e será feita com base em tema estabelecida pelas
próprias alunas sendo que a maioria das alunas já são professoras por te feitos
o magistério.
Referencia:
BETHELHIM, B. A psicanálise dos contos de
fadas.R.J: Paz e Terra, 1986. p. 11-191