Organização de uma Coleção de Fotografias.
EXEMPLO: Você é professor de Arte de uma Escola
Pública de Ensino Médio da sua cidade. A coordenação pedagógica da escola tem
se reunido com os professores para organizarem o currículo escolar de modo
interdisciplinar.
Na última reunião pedagógica
destinaram a você, e ao seu colega de área (com quem você já trabalhou na
atividade anterior), a missão de Organizar uma Coleção de Fotografias.
A coordenação pedagógica
espera que essa coleção possa ser explorada em projetos de trabalho
interdisciplinares, ou seja, tanto servir a área de Artes (Linguagens, Códigos
e suas Tecnologias) como as demais áreas (Ciências da Natureza, Matemática e
suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias).
A coordenação pedagógica
também estabeleceu algumas outras condições para a organização da coleção, a
saber:
a) A coleção deve apresentar
um mínimo de 9 e um máximo de 15 imagens.
b) A coleção deve apresentar
um mínimo de 3 e um máximo de 5 temas.
c) A coleção tem que
abranger fotografias produzidas ao longo de 50 anos, por exemplo,
fotografias produzidas entre 2009-1959, ou 2005 a 1955, ou 2000 a 1950, ou 1980
a 1930, etc...
d) A coleção tem que, obrigatoriamente,
incluir imagens de um fotógrafo que tenha sua produção vinculada ao contexto
cultural do Brasil. Isso quer dizer que o fotógrafo pode não ter a
nacionalidade brasileira (por exemplo, Claudia Andujar, Pierre Verger,
Frans Krajceberg, Marc Ferrez, entre outros), mas sua produção fotográfica
desenvolveu-se no contexto cultural do País.
e) A apresentação da coleção
terá que incluir, obrigatoriamente, a análise de uma imagem de cada
um dos Temas da Coleção. Para a análise, de cada imagem vocês utilizarão o
Roteiro de Leitura de Imagens previamente elaborado por vocês.
f) A coleção deve ser
apresentada em slides (para isso será necessário utilizar um programa editor de
slides, por exemplo, pode ser o Power Point). Para a apresentação da coleção,
utilizar o Modelo de Apresentação da Coleção.