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segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PLANO DE AULA: ARTE URBANA (GRAFITE)

Arte Urbana - Grafite
 
 
 
Plano de Aula: Arte Urbana
Professora: Lindací Alves de Souza Scagnolato.
Disciplina: Artes
Série: 1º ano do ensino Médio
 
Introdução
O Grafite é “um meio de expressão social e de comunicação específica, geralmente realizada por jovens, num determinado suporte. É realizado com várias cores e com traços que o identificam, diferenciando-o de outras expressões visuais.” Durante muito tempo visto como um tema irrelevante ou simples contravenção, atualmente o grafite já adquiriu outro estatuto.  É visto como uma forma de expressão inserida no campo das artes visuais, em particular, da street art ou arte urbana. Todavia ainda há quem não concorde e confunda o grafite com pichação.
O grafite, como antecessor e percursor da street art então é também ele uma forma primitiva de Arte Pública. "O facto de trabalhar com pseudónimos dá-nos uma liberdade sem limites", salienta Biz. Estas formas de comunicação efémeras têm que serem lidas, processadas e apreciadas rapidamente pois a qualquer instante podem ser limpas da parede. Estamos perante um movimento em constante mutação e energia criativa imparável num fluxo global de conexão e comunicação.
Se Arte Pública é considerada aquela que é praticada no exterior, em oposição à que se desenvolve em gabinetes e ateliers e para comtemplada em museus e galerias. Então, o grafite e a street art são Arte Pública porque são manifestações de atividades artísticas que utilizam o público como a génese e o assunto para analisar.  "Nós procuramos comunicar com o público na cidade, retramos os seus anseios e as suas preocupações", diz Doc. A street art analisa temas atuais, polémicos, sociais, culturais e políticos; outras vezes assume somente um carácter lúdico.
A Arte Urbana faz parte da cultura visual contemporânea, tendo evoluído e alastrado por todo o mundo, muito graças às novas tecnologias de informação. "Mas nós writers preferimos as paredes, pois as mensagens chegam a mais pessoas", diz Rame.  Artistas como Fairey e Banksy têm contribuído para elevar a Arte Urbana, tentando mudar a percepção do público sobre esta forma de arte, de vandalismo para um movimento artístico que vale a pena preservar.
 

Objetivos:
Conhecer obras que contextualizam a estética urbana;
Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras;
Objetivo Geral:
Ampliar as possibilidades expressivas e reflexivas no processo de construção da imagem contemporânea.
Objetivos Específicos:
Produzir plasticamente uma composição artística usando programa de edição de imagens à luz do referencial teórico-plástico estudado – os centros urbanos.
Habilidades:
Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens da arte visual.
Competências:
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação na prática artística.
Participar ativamente no processo de produção artística.
Conteúdo específico
Arte Urbana
Desenho, pintura, fotografia, edição digital, comunicação visual e poética pessoal.
Material necessário:
 T.V., d.v.d. Laboratório de informática, software de edição de imagens (photoshop), câmera digital tesouras, cola branca, canetas diversas, papel, papeis coloridos diversos, revistas diversas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
Uso de Editor de imagem: photoshop
Desenvolvimento
1ª etapa:
Na primeira aula, apresentar à classe o documentário: A Arte Urbana, longa-metragem documentário sobre o grafite e sua relação direta com a arte, destacando como através dele diversos grupos e artistas hoje presentes na cena surgiram e foram reconhecidos pela mídia, indústria e diversos meios de comunicação em massa.
Após exibição do vídeo, apresentar imagens de afrescos, murais mexicanos, e grafites de épocas e locais variados. Apresente aos alunos todas as imagens e, em seguida, inicie uma discussão com as seguintes perguntas:
- Qual a diferença entre as imagens?
 - O que cada uma quer comunicar?
 - Como foi feita cada uma delas?
 - Por quem foram feitas?
 - Para que serve uma imagem
Depois apresente a fonte de cada imagem e abra a discussão, levantando relações entre como percebemos e interpretamos os estímulos visuais a nossa volta.
Encaminhar os estudantes ao Laboratório de informática para que pesquisem imagem de grafite. Desde o início do projeto, os alunos devem se sentir pesquisadores de um universo visual que irá envolver tanto aspectos da linguagem plástica como questões ligadas ao comportamento humano.
Organize a turma em grupos de quatro alunos e solicite que leiam o texto “Grafite e Cia.” Durante as aulas mostrarem as diversas formas de intervenções urbanas, além da história do grafite e a apresentação dos diferentes estilos e técnicas. Os alunos devem expor suas opiniões livremente. Ao contextualizar a arte urbana mostrar imagens dos principais nomes nos pais, e fora dele, bem como em Salvador, trazendo acima de tudo a poética pessoal e a temática de cada artista. Direcionar o olhar dos estudantes para questões formais ligadas à composição e às técnicas utilizadas. Pergunte como cada um interpreta os diversos elementos presentes nas imagens e como dialogam uns com os outros.
 2ª etapa: Fotografia
Em grupos os alunos deveram fotografar muros do bairro em que moram ou da própria escola em que eles colaborariam com uma intervenção artística através da técnica do grafite.
 3ª etapa: Produção
Em grupo os estudantes escolhem um tema como elemento auxiliar na criação de um mural usando uma ou várias técnicas, utilizar papel branco e caneta hidrográfica.
 3ª etapa: digitalizando e manipulando
Nesta fase, cada aluno irá digitalizar a imagem produzida na etapa anterior. Após a digitalização o estudante pode dar acabamento diversos usando o recurso do programa de edição de imagem explorando variações de contraste, brilho, cor, saturação. É um bom exercício de exploração, em que o aluno poderá estabelecer um contato direto com a estrutura da linguagem visual, exercitando sua própria poética. Após a manipulação da imagem produzida inserir esta imagem a do muro fotografado anteriormente. Esta fase possibilita a utilização do recurso de camadas sobrepostas e terá mais liberdade na composição dos projetos, pode-se ainda inserir outros elementos que enriqueçam a interferência do espaço urbano selecionado. Neste momento, Reserva-se um tempo longo para que cada aluno possa cometer erros que serão os caminhos de sua própria aprendizagem nas técnicas do software e ganhe assim confiança para explorar novos recursos.
 4ª etapa: imprimindo e interferindo (3 aulas)
Depois da etapa de exploração dos recursos básicos do software, cada aluno deverá definir uma imagem a ser impressa. Cada um deve imprimir uma ou mais cópias do seu arquivo e, a partir daí, pode realizar intervenções com canetas, papeis e outros materiais para elaborar a sua imagem. Neste momento, é importante organizar uma aula apenas para fruir os trabalhos em grupo, onde cada estudante devera relatar ao grupo seus caminhos, suas dificuldades e descobertas. Veja aqui algumas perguntas para inicia à conversa com a classe:
O que você quer dizer com esta intervenção?
O que utilizou para passar essa mensagem?
Como uma cor ou uma forma podem passar uma mensagem?
No que o computador pôde contribuir para sua composição?
Como as outras ferramentas que você utilizou puderam contribuir?
 Avaliação
 É muito importante que o professor acompanhe e avalie individualmente cada aluno ao longo do processo, observando, registrando e intervindo com ações que ofereçam à classe recursos para a conscientização dos processos criativos. No final do projeto, peça aos alunos para formarem uma grande roda, onde cada um deve, por breve tempo, expor os seus trabalhos e apresentar para a turma suas expectativas e uma auto avaliação de seu desenvolvimento na proposta.
As questões abaixo são algumas sugestões para a avaliação:
1) Sua ideia inicial foi alcançada?
2) Como cada ferramenta contribuiu para a concretização de suas ideias?
3) Como uma intervenção artística pode colaborar para melhoria do espaço urbano?
4) Como você vê a forma em que as imagens são utilizadas nos dias de hoje?
5) Caso fosse possível você participaria de um projeto de intervenção urbana através da arte?
Referencia Bibliográfica:
Acesso < http://www.aarteurbana.com.br/ > no dia 30/10/2013.
 


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