DIVERSOS PLANO DE AULA

Postagens mais visitadas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RCNI_ ARTES VISUAIS


Introdução:


As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil: Ideias e práticas correntes.


A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.

Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências humanas trouxeram informações importantes sobre o desenvolvimento da criança, em seu processo criador e sobre as artes das várias culturas. Essas informações trouxeram uma enorme contribuição para a valorização da produção infantil, mesmo assim a revolução que admitia a necessidade e a capacidade da expressão artística, virou “um deixar fazer” sem intervenção, onde a criança não evoluía muito.

Questionando a visão da livre expressão em que educação artística era automática nos processos de desenvolvimento, surge um movimento que constatou que este desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem.

A arte, desde cedo, influência a criança através de sua cultura, apesar de ser possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, seus trabalhos revelam: o local, a época histórica em que vivem suas oportunidades e ideias.

A criança tem sua própria visão, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico; por meio de vários aspectos; fazer artístico que é a exploração, apreciação que é percepção do sentido que objeto propõe e da reflexão que é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala.

O desenvolvimento da imaginação, expressão, sensibilidade entre outras podem vir a ocorrer na arte. 

A criança e as Artes Visuais


O Trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil é muito importante, no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas do conhecimento próprio a cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição devem ser trabalhados de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.

No processo de aprendizagem em artes visuais a criança traça um percurso de criação e construção individual. E no fazer artístico e no contato com os objetos de arte que parte significativa do conhecimento em artes visuais acontece. No decorrer deste processo, o prazer é o domínio de o próprio fazer artístico, da simbolização e da leitura de imagem. Os símbolos apresentam o mundo sociocultural. E através da pintura, moldagem, construção tridimensional, colagens etc. O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos.
Essa passagem é possível graças as interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas.
Na garatuja a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície. No decorrer do tempo, as garatujas que refletiam sobre tudo o prolongamento dos movimentos rítmicos de ir e vir transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação e podem estar se referindo os objetos naturais, objetos imaginários, ou mesmo a outros desenhos.

Enquanto desenham ou criam objetos também brincam de “faz-de-conta” e verbalizam narrativas que exprimem suas capacidades imaginativas. Ela cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.

 

Objetivos de 0 a 3 anos 

A instituição deve organizar sua prática em torno da aprendizagem em arte, garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Objetivos de 4 a 5 anos

Para esta fase, os objetivos estabelecidos deveram garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da moldagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Os conteúdos são organizados em dois blocos que visam oferecer visibilidade às especificidades da aprendizagem em artes. 

Crianças de 0 a 3 anos

Exploração e manipulação de materiais como lápis e pincéis, como tinta, água, areia e de variados suportes gráficos, como jornal, papelão, madeiras etc.
Exploração e conhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas.
Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo. 

Crianças de 4 a 5 anos
Criação de desenhos, pinturas, colagens, moldagens a partir da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura e exploração utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, e modelar.
Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes, necessários para fazê-lo artístico.
Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala.
Respeito e cuidado com os objetos, produzir individualmente e em grupo.
Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.

Segundo bloco: “Apreciação em Artes Visuais”
Crianças de 0 a 3 anos
Observação e identificação de imagens diversas.
Crianças de 4 a 5 anos

Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema etc.
Apreciação das suas produções e das doa outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos na linguagem plástica.
Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais. 
Didática
Crianças de 0 a 3 anos
Nesta faze o que tem valor é a utilização de instrumentos, materiais e suportes diversos, como lápis, pincéis, tintas, papéis, cola, etc; para a prática da arte, a partir do momento em que as crianças tenham condições motoras para o manuseio. As atividades devem ser bem dimensionadas e delimitadas no tempo.
Quanto à apreciação de imagens, deve-se proporcionar o maior número de materiais variados possível e que tenham significado para a criança.

Crianças de 4 a 5 anos
Para que as crianças nesta faixa etária possam criar suas produções, o professor deve oferecer oportunidades diversas para que elas se familiarizem com alguns procedimentos ligados aos materiais utilizados, os diversos tipos de suporte e par que possam pensar sobre os resultados obtidos.Sendo assim o trabalho deve ser organizado de forma a oferecer para as crianças a possibilidade de contato, uso e exploração de materiais.
Nesta fase ao trabalhar com leitura de imagens é importante elaborar perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse da criança.

Organização
Organização do Tempo

Devem-se respeitar as crianças em relação ao seu ritmo e interesse pelo trabalho, tempo de concentração, o prazer na realização, o professor deve ficar atento para redimensionar as atividades, em relação ao tempo ou própria atividade.
Pode ser apontadas três possibilidades de organização: atividades permanentes, as sequenciais e os projetos.

Organização do Espaço 

A organização da sala, a quantidade e a qualidade dos materiais presentes e sua disposição no espaço são determinantes paro o fazer artístico.

Avaliação
A avaliação tem que buscar entender o processo individual de cada criança, afastando julgamentos como feio ou bonito, certo ou errado, que assim sendo utilizados não auxiliam no processo educacional, os educandos devem ser observados constantemente e as observações registradas.
Em Artes Visuais a avaliação deve ser feita através de processos que tem como caráter de análise e reflexão sobre as produções das crianças, ou seja, a avaliação para criança deve especificar suas conquistas e as etapas do seu processo criativo.
Crianças de 0 a 3 anos
A avaliação é feita pela exploração de diferentes materiais e também de possibilidade de expressar-se por meio deste.
Crianças de 4 a 5 anos
Utilizam os desenhos, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, se expressa e comunicar-se.
Referencias:

RCNEI III, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf, acessado em 27 de maio de 2012.

DITADO DE DESENHO


A cena é de uma praia deserta.

O horizonte aproxima o céu do mar.

Distante, no canto direito, observamos os morros. Não são altos e repousam acalentados pelo vento. Da cor de areia e acinzentados denunciam que é meio dia.

Sobre eles as nuvens brancas e alaranjadas desmancham suas formas abstratas.

Aqui na frente e do lado esquerdo temos um rochedo. Parece ser forte. Está sólido e imponente.

O mar é um tapete azul claro de águas paradas.

Transmite paz e serenidade.

Do lado direito, mais à frente que o rochedo, a menina loira caminha sem medo.

Ela deve ter cinco anos de idade, no máximo.

Está nua e pura, como toda criança deve ser.

Carrega uma enorme concha na mão direita. Daquelas que se ouve o barulho do mar.

Sua mão esquerda levanta o mar.

Ela está feliz.

Acabou de encontrar o seu cachorro.

O cão tranquilo dorme na sombra do mar.
 

Desenho elaborado
 

 
 

CRIANDO UM LIVRO: COM TANGRAM TEXTOS E CORES



 

DISCIPLINAS: Matemática, Artes Visuais e Língua Portuguesa

PERIODO: 1 meses

SÉRIE: Alunos do 4º ano ( 3º série ) na faixa etária de 08 a 09 anos

INTRODUÇÃO

  Sabemos que a educação atual precisa estimular a aprendizagem do aluno, despertando sua curiosidade e encontrando formas de incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, mostrando que pode traçar seus próprios caminhos, interagindo com o ambiente de forma cooperativa e construtiva, possibilitando formar seus próprios conceitos e opiniões, e, um bom caminho a trilhar é a realização de Projetos Educacionais.

 Trabalhar com Projetos estimula o diálogo, o debate, a argumentação de diferentes pontos de vista, o confronto de opiniões, a construção coletiva do conhecimento.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os projetos são considerados como uma das formas de desencadear os trabalhos didáticos, podendo integrar diferentes modos de organização curricular. Nos dias atuais, precisa-se retomar o conceito de educar, repensar, redimensionar as características e consequentemente, promover a sua transformação.

Com o olhar de Paulo Freire, a educação escolar busca promover a autonomia numa sociedade diversificada e repleta de muitas culturas, contribuindo ainda para uma formação democrática, libertadora e interdisciplinar.

Esta proposta de trabalho é desenvolver um processo pedagógico interdisciplinar, estabelecendo relações entre Matemática, Artes Visuais e Língua Portuguesa, nesse sentido, explorar figuras geométricas (observação, manuseio, construção, composição e decomposição de figuras planas), diferentes possibilidades de uso de cores (seleção e aplicação), leitura, interpretação e produção de texto.

 

OBJETIVOS

  • Estimular a investigação e a experimentação, bem como o desenvolvimento de competências, habilidades e aquisição de conceitos essenciais em Matemática, Arte e Língua Portuguesa.
  • Promover o desenvolvimento da livre expressão, da autenticidade e da espontaneidade.
  • Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.

METODOLOGIA

Considerando importante aproximar o ensino de Matemática ao ensino de Língua Portuguesa, percebe-se que o trabalho com a Matemática na 3° série ou 4º ano será enriquecido nesta conexão com a leitura e a interpretação de textos, isto é, acredita-se que a leitura pode ser um modo desafiante e lúdico para que os alunos adquiram noções matemáticas e, ainda, servir como um complemento para o material tradicionalmente utilizado nas aulas.

Integrar leitura com conhecimento matemático representa uma substancial mudança no ensino, pois os alunos passam a explorar a matemática e o texto simultaneamente. Desta forma os alunos desenvolvem as habilidades matemáticas e de linguagem conjuntamente, é neste contexto que a conexão da Matemática e Língua Portuguesa aparece.
 Assim, os professores podem criar situações na sala de aula que ajudem os alunos a compreenderem a Matemática, no caso a Geometria, estabelecendo ligações cognitivas entre a Língua Portuguesa e a Matemática e a Artes Visuais; conceitos da vida real e a linguagem matemática formal, dando oportunidades para eles escreverem e falarem, usando o vocabulário matemático, além de desenvolverem habilidades. Usando o Tangram, eles constroem noções e conceitos matemáticos, formas geométricas, utilizam cores e desenhos.
Estabelecendo como metodologia a divisão do trabalho em cinco momentos apresentados a seguir:

1º Momento:

Organização do trabalho e apresentação da historia da matemática como recurso introdutório ao jogo Tangram e início de exploração da linguagem oral sobre o assunto;

2º Momento:

Apresentação do jogo Tangram, exploração das diferentes possibilidades de construção de figuras e início da produção textual;

3º Momento:

Experimentação no uso das cores e desenhos, de acordo com a criatividade de cada aluno;

4º Momento:

Estabelecimento de relações entre as áreas do conhecimento (Matemática, Língua Portuguesa e Arte) para a produção de um livro.

5º Momento:

Apresentação do produto final, o livro que narra as historia de cada grupo.

DESENVOLVIMENTO

1º Momento

O professor de Matemática leva uma historia relacionada a origem do Tangram e conta para os alunos. Neste momento acontece o interesse dos alunos em saber mais sobre o jogo. Então, neste momento os alunos estudam as áreas de figuras planas, procedem a contextualização de geometria, língua portuguesa e artes.

O professor deve visar sempre a socialização do grupo, após a introdução da historia da matemática, dando início a organização e a coleta dos materiais a serem utilizados na construção pelos alunos dos diversos Tangrans.

2º Momento

O professor apresenta o Tangram e sob sua orientação os alunos começam a exploração do material, formando figuras. O professor de língua Portuguesa da início a produção de texto com registro no caderno das figuras montadas.

3º Momento

O professor de Arte usa o Tangram para orientar nas cores que cada aluno pode usar, de forma que as figuras vizinhas não podem ficar com cores iguais. Trabalhar com cores quentes e frias e os desenhos a serem formados, aplicadas nas peças do Tangram.

4º Momento

Fazer abordagens durante a aula sobre algumas figuras que foram formadas como exemplo: gato, barco e etc., e partindo destas observações, os alunos podem elaborar frases ou pequenos textos relacionados às figuras.
Elaborar um livro com as figuras que foram formadas, o professor de Língua Portuguesa orienta a produção textual, observando o uso dos pronomes e a utilização de uma pontuação adequada. A Geometria trabalha formas e frações dentro da matemática com o Tangram. As Artes complementam com a parte artística, explorando cores e técnicas.
A interdisciplinaridade deve estar presente em todos os momentos do desenvolvimento do trabalho.

5º Momento

Ultima etapa - produto final: Solicitar que cada grupo conte sua historia para a turma, expressar e apresentar o material produzido - O livro.

AVALIAÇÃO

A avaliação é realizada em todos os aspectos, pois é um processo contínuo que ocorre juntamente "com" e "durante" as aulas, enquanto os alunos desenvolvem suas atividades. Os professores devem estar presentes em todas as ações dos alunos, tanto as suas respostas, quanto as perguntas, aos recursos que se utilizar no desenvolvimento da produção textual e a interação com os colegas, bem na sua elaboração de situações problema e as analogias com outros conceitos.
Entende-se que avaliar é acompanhar as atividades dos alunos, aquilatando as mudanças de comportamento que ocorrem ( que não são as mesmas de aluno para aluno ), atividades em grupos e de pesquisa.
Visar à correção de possíveis distorções no decorrer das atividades e no encaminhamento das tarefas para alcançar os objetivos previstos.
O aluno deve ser avaliado no conjunto de seu trabalho realizado durante o projeto. Avaliar a aparte sócio afetiva do aluno, bem como seu grau de participação.

REFERÊNCIAS:

SOUZA Eliane R. A Matemática das Sete Peças do Tangram. DINIZ Maria Inez S. Vieira Diniz, Rosa Monteiro Paulo e OCHI Hori F. São Paulo: IME/USP, 1997.

Parâmetros Curriculares Nacionais. (1ª a 4ª série)