Introdução:
As
Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações,
sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas
formas, pontos, etc.
As
Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples
como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os
materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes
Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e
comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.
Presença das Artes Visuais na Educação
Infantil: Ideias e práticas correntes.
A
presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o
desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são
vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente
decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários
conteúdos.
Porém
pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências humanas trouxeram
informações importantes sobre o desenvolvimento da criança, em seu processo
criador e sobre as artes das várias culturas. Essas informações trouxeram uma
enorme contribuição para a valorização da produção infantil, mesmo assim a revolução
que admitia a necessidade e a capacidade da expressão artística, virou “um
deixar fazer” sem intervenção, onde a criança não evoluía muito.
Questionando
a visão da livre expressão em que educação artística era automática nos
processos de desenvolvimento, surge um movimento que constatou que este
desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem.
A
arte, desde cedo, influência a criança através de sua cultura, apesar de ser
possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer
artístico das crianças, seus trabalhos revelam: o local, a época histórica em
que vivem suas oportunidades e ideias.
A
criança tem sua própria visão, ideias e interpretações sobre a produção de arte
e o fazer artístico; por meio de vários aspectos; fazer artístico que é a
exploração, apreciação que é percepção do sentido que objeto propõe e da
reflexão que é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se
manifesta em sala.
O
desenvolvimento da imaginação, expressão, sensibilidade entre outras podem vir
a ocorrer na arte.
A criança e as Artes Visuais
O
Trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil é muito importante, no que
se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas do conhecimento próprio a
cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento,
a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição devem ser trabalhados
de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento das capacidades criativas das
crianças.
No
processo de aprendizagem em artes visuais a criança traça um percurso de
criação e construção individual. E no fazer artístico e no contato com os
objetos de arte que parte significativa do conhecimento em artes visuais
acontece. No decorrer deste processo, o prazer é o domínio de o próprio fazer
artístico, da simbolização e da leitura de imagem. Os símbolos apresentam o
mundo sociocultural. E através da pintura, moldagem, construção tridimensional,
colagens etc. O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças
significativas que no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais
da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os
primeiros símbolos.
Essa
passagem é possível graças as interações da criança com o ato de desenhar e com
desenhos de outras pessoas.
Na
garatuja a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação
sobre uma superfície. No decorrer do tempo, as garatujas que refletiam sobre
tudo o prolongamento dos movimentos rítmicos de ir e vir transformam-se em
formas definidas que apresentam maior ordenação e podem estar se referindo os
objetos naturais, objetos imaginários, ou mesmo a outros desenhos.
Enquanto
desenham ou criam objetos também brincam de “faz-de-conta” e verbalizam
narrativas que exprimem suas capacidades imaginativas. Ela cria e recria
individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão
e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de
outras crianças e adultos.
Objetivos de 0 a 3 anos
A
instituição deve organizar sua prática em torno da aprendizagem em arte,
garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
Ampliar
o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de
manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas;
Utilizar
diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para
ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
Objetivos de 4 a 5 anos
Para
esta fase, os objetivos estabelecidos deveram garantir oportunidades para que
as crianças sejam capazes de:
Interessar-se
pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras
artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em
contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Produzir
trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da moldagem,
da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo
processo de produção e criação.
Os
conteúdos são organizados em dois blocos que visam oferecer visibilidade às
especificidades da aprendizagem em artes.
Crianças de 0 a 3 anos
Exploração
e manipulação de materiais como lápis e pincéis, como tinta, água, areia e de
variados suportes gráficos, como jornal, papelão, madeiras etc.
Exploração
e conhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas
gráficas.
Cuidado
com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de
artes.
Cuidado
com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em
grupo.
Crianças de 4 a 5 anos
Criação
de desenhos, pinturas, colagens, moldagens a partir da utilização dos elementos
da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço,
textura e exploração utilização de alguns procedimentos necessários para
desenhar, pintar, e modelar.
Exploração
e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais,
instrumentos e suportes, necessários para fazê-lo artístico.
Exploração
dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos
artísticos.
Organização
e cuidado com os materiais no espaço físico da sala.
Respeito
e cuidado com os objetos, produzir individualmente e em grupo.
Valorização
de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em
geral.
Segundo bloco: “Apreciação em Artes
Visuais”
Crianças de 0 a 3 anos
Observação
e identificação de imagens diversas.
Crianças de 4 a 5 anos
Conhecimento
da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas,
construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema etc.
Apreciação
das suas produções e das doa outros, por meio da observação e leitura de alguns
dos elementos na linguagem plástica.
Observação
dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor,
volume, contrastes, luz, texturas.
Leitura
de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de
imagens e objetos.
Apreciação
das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.
Didática
Crianças de 0 a 3 anos
Nesta
faze o que tem valor é a utilização de instrumentos, materiais e suportes
diversos, como lápis, pincéis, tintas, papéis, cola, etc; para a prática da
arte, a partir do momento em que as crianças tenham condições motoras para o
manuseio. As atividades devem ser bem dimensionadas e delimitadas no tempo.
Quanto
à apreciação de imagens, deve-se proporcionar o maior número de materiais
variados possível e que tenham significado para a criança.
Crianças de 4 a 5 anos
Para
que as crianças nesta faixa etária possam criar suas produções, o professor
deve oferecer oportunidades diversas para que elas se familiarizem com alguns
procedimentos ligados aos materiais utilizados, os diversos tipos de suporte e
par que possam pensar sobre os resultados obtidos.Sendo assim o trabalho deve
ser organizado de forma a oferecer para as crianças a possibilidade de contato,
uso e exploração de materiais.
Nesta
fase ao trabalhar com leitura de imagens é importante elaborar perguntas que
instiguem a observação, a descoberta e o interesse da criança.
Organização
Organização do Tempo
Devem-se
respeitar as crianças em relação ao seu ritmo e interesse pelo trabalho, tempo
de concentração, o prazer na realização, o professor deve ficar atento para
redimensionar as atividades, em relação ao tempo ou própria atividade.
Pode
ser apontadas três possibilidades de organização: atividades permanentes, as sequenciais
e os projetos.
Organização do Espaço
A
organização da sala, a quantidade e a qualidade dos materiais presentes e sua
disposição no espaço são determinantes paro o fazer artístico.
Avaliação
A
avaliação tem que buscar entender o processo individual de cada criança,
afastando julgamentos como feio ou bonito, certo ou errado, que assim sendo
utilizados não auxiliam no processo educacional, os educandos devem ser
observados constantemente e as observações registradas.
Em
Artes Visuais a avaliação deve ser feita através de processos que tem como
caráter de análise e reflexão sobre as produções das crianças, ou seja, a
avaliação para criança deve especificar suas conquistas e as etapas do seu
processo criativo.
Crianças de 0 a 3 anos
A
avaliação é feita pela exploração de diferentes materiais e também de
possibilidade de expressar-se por meio deste.
Crianças de 4 a 5 anos
Utilizam
os desenhos, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para
representar, se expressa e comunicar-se.
Referencias:
RCNEI III,
disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf, acessado
em 27 de maio de 2012.