Arte Urbana - Grafite
Plano de Aula: Arte
Urbana
Professora:
Lindací Alves de Souza Scagnolato.
Disciplina:
Artes
Série: 1º ano do ensino
Médio
Introdução
O
Grafite é “um meio de expressão social e de comunicação específica, geralmente
realizada por jovens, num determinado suporte. É realizado com várias cores e
com traços que o identificam, diferenciando-o de outras expressões visuais.”
Durante muito tempo visto como um tema irrelevante ou simples contravenção,
atualmente o grafite já adquiriu outro estatuto. É visto como uma forma de expressão inserida
no campo das artes visuais, em particular, da street art ou arte urbana.
Todavia ainda há quem não concorde e confunda o grafite com pichação.
O grafite,
como antecessor e percursor da street art então é também ele uma forma
primitiva de Arte Pública. "O facto de trabalhar com pseudónimos dá-nos
uma liberdade sem limites", salienta Biz. Estas formas de comunicação
efémeras têm que serem lidas, processadas e apreciadas rapidamente pois a
qualquer instante podem ser limpas da parede. Estamos perante um movimento em
constante mutação e energia criativa imparável num fluxo global de conexão e
comunicação.
Se
Arte Pública é considerada aquela que é praticada no exterior, em oposição à
que se desenvolve em gabinetes e ateliers e para comtemplada em museus e
galerias. Então, o grafite e a street art são Arte Pública porque são
manifestações de atividades artísticas que utilizam o público como a génese e o
assunto para analisar. "Nós
procuramos comunicar com o público na cidade, retramos os seus anseios e as
suas preocupações", diz Doc. A street art analisa temas atuais, polémicos,
sociais, culturais e políticos; outras vezes assume somente um carácter lúdico.
A
Arte Urbana faz parte da cultura visual contemporânea, tendo evoluído e
alastrado por todo o mundo, muito graças às novas tecnologias de informação.
"Mas nós writers preferimos as paredes, pois as mensagens chegam a mais
pessoas", diz Rame. Artistas como
Fairey e Banksy têm contribuído para elevar a Arte Urbana, tentando mudar a
percepção do público sobre esta forma de arte, de vandalismo para um movimento
artístico que vale a pena preservar.
Objetivos:
Conhecer
obras que contextualizam a estética urbana;
Trabalhar
a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras;
Objetivo Geral:
Ampliar
as possibilidades expressivas e reflexivas no processo de construção da imagem
contemporânea.
Objetivos Específicos:
Produzir
plasticamente uma composição artística usando programa de edição de imagens à
luz do referencial teórico-plástico estudado – os centros urbanos.
Habilidades:
Realizar
produções artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens da arte
visual.
Competências:
Utilizar
as tecnologias de informação e comunicação na prática artística.
Participar
ativamente no processo de produção artística.
Conteúdo específico
Arte Urbana
Desenho,
pintura, fotografia, edição digital, comunicação visual e poética pessoal.
Material necessário:
T.V., d.v.d.
Laboratório de informática, software de edição de imagens (photoshop), câmera
digital tesouras, cola branca, canetas diversas, papel, papeis coloridos
diversos, revistas diversas.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Exercícios
de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
Uso
de Editor de imagem: photoshop
Desenvolvimento
1ª etapa:
Na
primeira aula, apresentar à classe o documentário: A Arte Urbana,
longa-metragem documentário sobre o grafite e sua relação direta com a arte,
destacando como através dele diversos grupos e artistas hoje presentes na cena
surgiram e foram reconhecidos pela mídia, indústria e diversos meios de
comunicação em massa.
Após
exibição do vídeo, apresentar imagens de afrescos, murais mexicanos, e grafites
de épocas e locais variados. Apresente aos alunos todas as imagens e, em
seguida, inicie uma discussão com as seguintes perguntas:
-
Qual a diferença entre as imagens?
- O que cada uma quer comunicar?
- Como foi feita cada uma delas?
- Por quem foram feitas?
- Para que serve uma imagem
Depois
apresente a fonte de cada imagem e abra a discussão, levantando relações entre
como percebemos e interpretamos os estímulos visuais a nossa volta.
Encaminhar
os estudantes ao Laboratório de informática para que pesquisem imagem de grafite.
Desde o início do projeto, os alunos devem se sentir pesquisadores de um
universo visual que irá envolver tanto aspectos da linguagem plástica como
questões ligadas ao comportamento humano.
Organize
a turma em grupos de quatro alunos e solicite que leiam o texto “Grafite e
Cia.” Durante as aulas mostrarem as diversas formas de intervenções urbanas,
além da história do grafite e a apresentação dos diferentes estilos e técnicas.
Os alunos devem expor suas opiniões livremente. Ao contextualizar a arte urbana
mostrar imagens dos principais nomes nos pais, e fora dele, bem como em
Salvador, trazendo acima de tudo a poética pessoal e a temática de cada
artista. Direcionar o olhar dos estudantes para questões formais ligadas à
composição e às técnicas utilizadas. Pergunte como cada um interpreta os
diversos elementos presentes nas imagens e como dialogam uns com os outros.
2ª etapa: Fotografia
Em
grupos os alunos deveram fotografar muros do bairro em que moram ou da própria
escola em que eles colaborariam com uma intervenção artística através da
técnica do grafite.
3ª etapa: Produção
Em
grupo os estudantes escolhem um tema como elemento auxiliar na criação de um
mural usando uma ou várias técnicas, utilizar papel branco e caneta
hidrográfica.
3ª etapa: digitalizando e manipulando
Nesta
fase, cada aluno irá digitalizar a imagem produzida na etapa anterior. Após a
digitalização o estudante pode dar acabamento diversos usando o recurso do
programa de edição de imagem explorando variações de contraste, brilho, cor,
saturação. É um bom exercício de exploração, em que o aluno poderá estabelecer
um contato direto com a estrutura da linguagem visual, exercitando sua própria
poética. Após a manipulação da imagem produzida inserir esta imagem a do muro
fotografado anteriormente. Esta fase possibilita a utilização do recurso de
camadas sobrepostas e terá mais liberdade na composição dos projetos, pode-se
ainda inserir outros elementos que enriqueçam a interferência do espaço urbano
selecionado. Neste momento, Reserva-se um tempo longo para que cada aluno possa
cometer erros que serão os caminhos de sua própria aprendizagem nas técnicas do
software e ganhe assim confiança para explorar novos recursos.
4ª etapa: imprimindo e interferindo (3 aulas)
Depois
da etapa de exploração dos recursos básicos do software, cada aluno deverá
definir uma imagem a ser impressa. Cada um deve imprimir uma ou mais cópias do
seu arquivo e, a partir daí, pode realizar intervenções com canetas, papeis e
outros materiais para elaborar a sua imagem. Neste momento, é importante
organizar uma aula apenas para fruir os trabalhos em grupo, onde cada estudante
devera relatar ao grupo seus caminhos, suas dificuldades e descobertas. Veja
aqui algumas perguntas para inicia à conversa com a classe:
O
que você quer dizer com esta intervenção?
O
que utilizou para passar essa mensagem?
Como
uma cor ou uma forma podem passar uma mensagem?
No
que o computador pôde contribuir para sua composição?
Como
as outras ferramentas que você utilizou puderam contribuir?
Avaliação
É muito importante que o professor acompanhe e
avalie individualmente cada aluno ao longo do processo, observando, registrando
e intervindo com ações que ofereçam à classe recursos para a conscientização
dos processos criativos. No final do projeto, peça aos alunos para formarem uma
grande roda, onde cada um deve, por breve tempo, expor os seus trabalhos e
apresentar para a turma suas expectativas e uma auto avaliação de seu
desenvolvimento na proposta.
As questões abaixo são algumas sugestões
para a avaliação:
1)
Sua ideia inicial foi alcançada?
2)
Como cada ferramenta contribuiu para a concretização de suas ideias?
3)
Como uma intervenção artística pode colaborar para melhoria do espaço urbano?
4)
Como você vê a forma em que as imagens são utilizadas nos dias de hoje?
5)
Caso fosse possível você participaria de um projeto de intervenção urbana
através da arte?
Referencia Bibliográfica:
Acesso
< http://www.projetoquixote.org.br/agencia-quixote-spray-arte/galerias/
> no dia 30/10/2013.
Acesso
< http://www.aarteurbana.com.br/
> no dia 30/10/2013.