Os elementos do desenho estão relacionados
entre si e não podem ser facilmente separados. Porém, podemos distinguir quatro
grupos de elementos:
1. ELEMENTOS CONCEITUAIS;
1.1 - PONTO – Um ponto indica uma posição. Não tem
comprimento nem largura. Não ocupa nenhuma área ou espaço. É o início e o fim
de uma linha e está onde duas linhas se encontram ou se cruzam, para tanto,
denominamos com letras maiúsculas de nosso alfabeto.
1.2 - LINHA – À medida que um ponto se move, sua trajetória
se torna uma linha. Uma linha tem comprimento, mas não tem largura. Tem posição
e direção. É limitada por pontos. Forma as bordas de um plano.
1.3 - PLANO - A trajetória de uma linha em movimento se
torna um plano. Um plano tem comprimento e largura, mas não tem espessura. Tem
direção e posição e é limitado por linhas. O plano define os limites do volume.
1.4 - VOLUME – A trajetória de um plano em movimento se
torna um volume. Tem posição no espaço e é limitado por planos.
2. - ELEMENTOS VISUAIS – Quando desenhamos tornamos os elementos
conceituais em elementos visíveis. Portanto, podemos ver suas características:
2.1 – FORMATO – Qualquer coisa que pode ser vista tem um
formato que proporciona a identificação principal para nossa percepção.
2.2 – TAMANHO – Todos os formatos têm um tamanho, onde o
descrevemos por sua grandeza ou pequenez.
2.3 – COR – Um formato se distingue de seu entorno
devido à cor. A cor é aqui utilizada em seu sentido amplo, compreendendo todos
os matizes do espectro, mas também os neutros com suas variações tonais e
cromáticas.
2.4 – TEXTURA – A textura se refere às características da
superfície de um formato. Esta pode ser simples ou decorada, lisa ou áspera, e
pode agradar tanto ao sentido do tato quanto ao olhar.
3. – ELEMENTOS RELACIONAIS – Este grupo de elementos organiza a
localização e a inter-relação dos formatos.
3.1 – DIREÇÃO – A direção de um formato depende do modo
como está relacionado com o observador, com seu plano e com os demais formatos
próximos.
3.2 – POSIÇÃO – A posição de um formato é entendida pela
relação com o plano em que se encere.
3.3 – ESPAÇO – Formatos de qualquer tamanho, mesmo que
pequenos, ocupam espaço. Portanto, o espaço pode ser ocupado ou deixado vazio.
3.4 – GRAVIDADE – A sensação de gravidade não é visual, mas
psicológica. À medida que somos atraídos pela gravidade da terra, tendemos a
atribuir peso ou leveza, estabilidade ou instabilidade a formatos individuais
ou grupos de formatos.
Aprendizagem e significativa
Estrutura cognitiva
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Aprendizagem
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Aprendizagem significativa
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Aprendizagem mecânica
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Aprendizagem significativa por recepção
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Aprendizagem significativa por descoberta
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Contínuo
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Ausubel refere-se à estrutura cognitiva como:
O conteúdo total e
organizado de ideias de um dado indivíduo; ou, no contexto de aprendizagem de
certos assuntos, refere-se ao conteúdo e organização de suas ideias naquela
área particular de conhecimento.
Aprendizagem
Refere-se à aquisição de material ideativo na
estrutura cognitiva do indivíduo. Uma aquisição ideativa determinada tanto pode
ser mecânica como significativa, ou melhor, se situará entre esses dois polos.
Deve-se considerar, também, que uma mesma tarefa de aprendizagem poderá
requerer em passagens diferentes esses dois tipos de aprendizagem. Por exemplo,
uma tarefa que envolva a memorização de nomes e datas, ao mesmo tempo em que
requeira também que se compreenda a relação entre várias ideias. Nesse caso, a
memorização está mais próxima da aprendizagem mecânica, ao passo que a
compreensão estará mais próxima do polo de aprendizagem significativa.
Aprendizagem significativa
Dizemos que a aprendizagem será significativa
se as ideias expressas simbolicamente forem relacionadas às informações
relevantes, previamente adquiridas pelo aprendiz. Se este não tiver o suporte
ideacional pertinente, a aprendizagem será mecânica.
Bibliografias:
AUSUBEL, D. P. The role of discriminability in meaningful
verbal learning and retention. Journal of Educacional Psychology, 52: 266-74, 1961.
FARIA, Wilson. Aprendizagem e planejamento de
ensino. São Paulo, Ática; 1989.
O seu material é riquíssimo adorei
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