Público
Alvo: Alunos da Educação Infantil entre 04 a 05 anos de idade, professores.
Alunos: Educação Infantil
Área
de Estudo: Língua
Portuguesa, Artes, História, Geografia e Ciências.
Introdução
Partindo da premissa de
que a escola que temos é, via de regra, a escola que queremos, e de que o
princípio da construção do conhecimento deve ser fruto da interação, da
vivência de práticas prazerosas, criativas e inerentes às necessidades humanas.
É de extrema que nós professores considere importante abordar a temática
ambiental e a visão integrada do mundo, assim como a qualidade de vida. Sendo
assim, propomos a estudar a reciclagem, a separação seletiva do lixo e a forma
como o lixo afeta nossas vidas e nosso cotidiano, refletindo sobre as seguintes
questões: Para onde vai e o que acontece com o lixo que colocamos à porta de
nossas casas? Se a cidade tem coleta seletiva de lixo, por que devemos
separá-lo?
Justificativa: É importante e básico para os alunos
conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e
no mundo. As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao
aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações
sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.
Objetivo: O objetivo geral do projeto é o de
proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da
ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas
educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que
todos somos responsáveis pela limpeza da
escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta
seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletiva a fim de que
possa ser reciclado e transformado novas
coisas. Tornando-os conscientes das consequências oriundas da não preservação
do meio ambiente.
Conteúdos: a parte do currículo que
escolhemos para trabalhar foi o estudo
do meio , dando ênfase ás questões ambientais , entro dos seguintes componentes
:
ü
Língua
Portuguesa – apresentação do alfabeto e construção da escrita: letras e sílabas
ü
Ciências
– reciclagem, separação e decomposição do lixo, bem como sua influencia na vida
o planeta.
ü
Arte
– produção de desenhos, confecção e brinquedos, roupas, acessórios feitos de
material reciclado, canções e brincadeiras infantis. Elaboração de uma peça
abordando os aspectos do meio ambiente.
ü
História
e Geografia – localização geográfica e pesquisas sobre a problemática do lixo.
Metodologia
e Procedimento: O projeto
terá inicio em abril de 2012, com uma sondagem junto aos alunos , destacando-se
a problemática do lixo . A partir esta sondagem realizamos um levantamento
prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questão para ser trabalhado
em sala de aula. Será elaborado um plano de aula, utilizando bibliografias e
matérias disponível nas escolas como vídeo, Cds musicais , revistas e modelos
de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados :
garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de
picolé, tampinhas etc. Palestras com especialistas também poderão ser previstas.
Avaliação: A avaliação do projeto será observada
através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “R”
Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao final do trabalho, espera-se que as crianças
entendam de que toa matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida
depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também
serão considerados positivos.
Produto
Final: Exposição na
escola de brinquedos confeccionados pelos alunos.
ResponderExcluirMais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1
Veja também:
ATIVIDADE MEIO AMBIENTE 1° AO 5°ANO
Atividades meio ambiente 1° ano
Atividades meio ambiente 2° ano
Atividades meio ambiente 3° ano
Atividades meio ambiente 4° ano
Atividades meio ambiente 5° ano
DESENHOS PARA COLORIR E PINTAR
Desenhos para colorir meio ambiente
Desenhos para colorir reciclagem
Desenho para colorir sobre poluição