Reproduções
em relevo, Jogos sensoriais e narrativos.
Objetivo
Geral
A partir de obras
selecionadas do acervo da Pinacoteca e tendo como referência os materiais
didáticos desenvolvidos para professores, destacando as propostas para salas
inclusivas, desenvolver as seguintes atividades e materiais multissensoriais
para alunos ou públicos com necessidades especiais:
Obra:
“Antropofagia”
Tarsila
do Amaral
Óleo
sobre tela, 1929.
Perfil do público: alunos e
públicos com deficiências visuais, intelectuais e neuromotoras.
Propostas
1. Reprodução em relevo
de obra de arte (foco: alunos com deficiências visuais)
Objetivo
Adaptação de uma composição bidimensional para
o relevo possibilitando a sua compreensão visual e tátil.
Atividade
A partir da obra
“Antropofagia” desenvolver uma reprodução em relevo tendo como referência os
elementos mais destacados da composição.
Materiais para produção
Xerocópia (preto e branco)
da obra ( tamanho A4), papel cartão (A4), borracha tipo EVA (diversas cores),
papéis com texturas diversas e rodela de limão ou laranja.
2. Criação de narrativa
em cenário tridimensional.
(foco: alunos com deficiências
intelectuais e neuromotoras)
Objetivo
Ampliação do conceito da
bidimensionalidade pictórica e introdução de uma narrativa elaborada em forma
de história, baseada nos elementos compositivos de obras de um mesmo artista.
Atividade
Produção de um cenário e
criação de uma narrativa baseada em personagens recorrentes em obras da fase da
produção surrealista da artista Tarsila do Amaral.
Tendo como referência as
obras “A Negra”, “Abapuru” e “Antropofagia”, produzir um cenário (a partir das paisagens
oferecidas) incluindo os personagens presentes nessa composição (recortados e
montados em forma de bonecos) cuja narrativa desenvolvida será o encontro e o
diálogo entre esses personagens.
Materiais para produção
ü Xerocópias
em tamanho A4 (coloridos e preto e branco) das obras:
“A Negra”, “ Abapuru”,
Antropofagia”, “ A Lua”, “Floresta” e “Sol Poente”.
ü Papel
cartão ( duas folhas A3)
ü Borracha
tipo EVA (diversas cores).
Nenhum comentário:
Postar um comentário