DIVERSOS PLANO DE AULA

Postagens mais visitadas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ARTES VISUAIS E A BRINCADEIRA


No final dos anos 80, início de 90 a concepção de artes-educação ganha nova configuração, deixando de ser entendida como simples expressão da sensibilidade humana, passando a ser entendida como mais uma forma de adquirir conhecimentos.
São através das brincadeiras que as artes visuais devem ser trabalhadas, pois quando a criança brinca ao mesmo tempo se desenvolve e aprende no processo espontâneo.
 
 

As artes visuais são uma das linguagens que norteiam a Educação infantil, uma vez que, a mesma trabalha com os sentimentos e as sensações das crianças, estimulando p processo de desenvolvimento através as interações entre os elementos do meio artístico com o mundo em que a criança vive.
Sendo assim é fundamental que as crianças desenvolvam – se com alegria, divertindo – se elas constroem e descobrem o mundo subjetivo, existente em cada uma.
 
 
 

Brincando, a criança entende seu corpo, desenvolve relações com outras crianças e com adultos, domina o espaço.
 







 

Com os educadores devem trabalhar as artes visuais na educação infantil?
Para se começar um trabalho com artes visuais é preciso que o educador instigue na criança um olhar voltado às coisas do seu cotidiano como: sua casa, sua rua, seu colega, a escola, ou melhor, fazer com a criança passe a observar o belo que está ao conhecimento específico do artista educador.
Em sua formação se faz necessário que o educador libere o seu lado infantil ao mesmo tempo estabeleça um olhar crítico e positivo em torno das atividades desenvolvidas pelas crianças buscando sempre um olhar reflexivo, expressões, etc.
 
As crianças em seus desenhos ou produções fazem uso da imaginação e da criatividade nos revelando como elas são em sua realidade, mostrando fatos cotidianos e curiosos que precisam ser interpretados pelos educadores com cautela.

O que o RCNEI diz sobre artes visuais:
O RCNI, (Referencial Curricular Infantil) foi elaborado com o propósito de que o professor o utilizasse como um procedimento de atividades lúdicas para as crianças de 0 a 5 anos. Segundo ele: o professor em sua prática deve garantir uma série de elementos que possibilite o desenvolvimento da criança, favorecendo ao conhecimento e a compreensão das mais variadas produções com a manipulação das mais variadas produções com a manipulação de vários materiais, nesse processo, as opiniões das crianças devem ser ouvidas e respeitadas.
 
O tempo para arte pode ser distribuídos com atividades feitas regularmente, como pintar, desenhar, modelar, brincar etc. Podendo ser também em sequencia de atividades na qual são planejadas sempre com o objetivo de um desenvolvimento significativo da criança, por isso, devem está ligadas aos projetos didáticos, trabalhos didáticos e trabalhos na escola.
Vamos brincar de artes VISUAIS?
Assistindo o filme: O filme o Bicho Vai Pegar.
 
Depois recordando com os alunos a estória em desenho.
Brincar de desenhar a estória O Bicho Vai Pegar pedir para os alunos mudar o final da estória e exponha os desenhos das crianças em um mural.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário