No final dos anos 80, início
de 90 a concepção de artes-educação ganha nova configuração, deixando de ser
entendida como simples expressão da sensibilidade humana, passando a ser
entendida como mais uma forma de adquirir conhecimentos.
São através das brincadeiras
que as artes visuais devem ser trabalhadas, pois quando a criança brinca ao
mesmo tempo se desenvolve e aprende no processo espontâneo.
As
artes visuais são uma das linguagens que norteiam a Educação infantil, uma vez que,
a mesma trabalha com os sentimentos e as sensações das crianças, estimulando p processo
de desenvolvimento através as interações entre os elementos do meio artístico
com o mundo em que a criança vive.
Sendo
assim é fundamental que as crianças desenvolvam – se com alegria, divertindo –
se elas constroem e descobrem o mundo subjetivo, existente em cada uma.
Brincando,
a criança entende seu corpo, desenvolve relações com outras crianças e com
adultos, domina o espaço.
Com
os educadores devem trabalhar as artes visuais na educação infantil?
Para
se começar um trabalho com artes visuais é preciso que o educador instigue na
criança um olhar voltado às coisas do seu cotidiano como: sua casa, sua rua,
seu colega, a escola, ou melhor, fazer com a criança passe a observar o belo
que está ao conhecimento específico do artista educador.
Em
sua formação se faz necessário que o educador libere o seu lado infantil ao
mesmo tempo estabeleça um olhar crítico e positivo em torno das atividades
desenvolvidas pelas crianças buscando sempre um olhar reflexivo, expressões, etc.
As
crianças em seus desenhos ou produções fazem uso da imaginação e da criatividade
nos revelando como elas são em sua realidade, mostrando fatos cotidianos e
curiosos que precisam ser interpretados pelos educadores com cautela.
O
que o RCNEI diz sobre artes visuais:
O
RCNI, (Referencial Curricular Infantil) foi elaborado com o propósito de que o
professor o utilizasse como um procedimento de atividades lúdicas para as crianças
de 0 a 5 anos. Segundo ele: o professor em sua prática deve garantir uma série
de elementos que possibilite o desenvolvimento da criança, favorecendo ao
conhecimento e a compreensão das mais variadas produções com a manipulação das
mais variadas produções com a manipulação de vários materiais, nesse processo,
as opiniões das crianças devem ser ouvidas e respeitadas.
O
tempo para arte pode ser distribuídos com atividades feitas regularmente, como
pintar, desenhar, modelar, brincar etc. Podendo ser também em sequencia de
atividades na qual são planejadas sempre com o objetivo de um desenvolvimento
significativo da criança, por isso, devem está ligadas aos projetos didáticos,
trabalhos didáticos e trabalhos na escola.
Vamos brincar de artes VISUAIS?
Assistindo
o filme: O filme o Bicho Vai Pegar.
Depois
recordando com os alunos a estória em desenho.
Brincar
de desenhar a estória O Bicho Vai Pegar pedir para os alunos mudar o final da
estória e exponha
os desenhos das crianças em um mural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário