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domingo, 13 de janeiro de 2013

PROJETO: COTAÇÃO DO HISTÓRIA – QUEM QUER CASAR COM A DONA BARATINHA.



 
 
O trabalho com a contação de histórias, segundo Abramovich (1991), é importante porque para a criança tornar-se uma leitora, o primeiro passo é ouvir histórias. Neste aspecto, é possível ressaltar que o primeiro contato da criança com as histórias é pela oralidade e, portanto, através de outras pessoas.

Nesta perspectiva, a partir da contação de uma história, a criança por não estar vendo imagens, é capaz de se aventurar no mundo do ‘faz-de-conta’, que é um território importante  para a infância. Por isso, por meio da contação, buscou-se brincar com esse mundo do ‘faz-de-conta’, partindo de personagens que conseguem resolver seus problemas para que a criança possa se identificar com elas.

Os contos de fadas atingem as crianças, entretendo-as e estimulando sua imaginação, como nenhum outro tipo de literatura talvez seja capaz de fazê-lo, e assim, contribui para a formação dos pequenos leitores. Sugerindo soluções simples, os contos, já que, se referem aos problemas interiores, promovem o desenvolvimento de recursos internos e criam soluções para dificuldades a serem enfrentadas no decorrer do seu crescimento.

Como afirma Bettelheim (1986, p. 20):

Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.

 

Nesse sentido, pode-se perceber a relevância dos contos de fadas para as crianças, pois essa atividade reside em algo mais do que ensinamentos sobre as formas corretas de se comportar, elas são terapêuticas, porque a criança  encontra a sua própria solução através da contemplação do que a história parece implicar acerca de seus conflitos internos, nesse momento da vida.
Tomando característica marcante dessa área, o poder de lidar com conteúdos da sabedoria popular e conteúdos essenciais da condição humana, eles vivem até hoje e continuam envolvidos no mundo maravilhoso, universo que denota a fantasia, partindo sempre de uma situação real e concreta, lidando com emoções que toda criança já viveu.   
 
 

JUSTIFICATIVA

A arte de contar histórias é uma tradição antiga. Nossos avós, nossos pais contaram belíssimas histórias fazendo-nos viajar pela imaginação. Hoje, infelizmente, este costume se perdeu no tempo. Em função deste indicador através do Projeto ”Contação de Histórias” desenvolvido pela bibliotecária da escola propõem-se o resgate dessa arte através de atividades desenvolvidas para alunos como a contação de histórias, desenhos para colorir, dobraduras, filmes e músicas. É um projeto, que vem trazer algumas possibilidades de acesso à literatura, a arte e a música.


OBJETIVOS

Possibilitar aos educandos de 1º Ano da EMEF: Eduardo Prado, o momento de audição de histórias, influi no processo de desenvolvimento individual dos alunos, tanto dentro da escola, como também nas suas relações sociais em outros espaços. Além de incentivar a leitura e a fruição da literatura como arte, objetiva-se transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Usufruir de um momento lúdico, movido à fantasia e imaginação;

*Perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural;

*Desenvolver habilidades, por meio da observação e prática, que lhe possibilitem contar suas histórias de maneira mais elaborada;

*Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar;

*Dispor-se a conhecer o novo, o diferente;

*Refletir, por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive.

*Despertar o gosto pela literatura;

Contar histórias para crianças é poder sorrir, gargalhar com as situações vividas pelos personagens, é através das histórias da literatura infantil, que as crianças descobrem outros lugares, outros tempos, outros jeitos de viver, de agir e de ser. A prática de trazer a contação de histórias para ambiente escolar permite a ampliação do processo de comunicação entre as crianças.

METODOLOGIA 

Far-se-á uma contação de histórias no EMEF; Eduardo Prado por aluna do ultimo semestre de Licenciatura em Pedagogia. A escolha das histórias foi e será feita com base em tema estabelecida pelas próprias alunas sendo que a maioria das alunas já são professoras por te feitos o magistério.   

Referencia:

BETHELHIM, B. A psicanálise dos contos de fadas.R.J: Paz e Terra, 1986. p. 11-191

 

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