DISCIPLINAS: Matemática,
Artes Visuais e Língua Portuguesa
PERIODO: 1 meses
SÉRIE: Alunos do 4º ano ( 3º série ) na faixa etária de 08 a 09 anos
INTRODUÇÃO
PERIODO: 1 meses
SÉRIE: Alunos do 4º ano ( 3º série ) na faixa etária de 08 a 09 anos
INTRODUÇÃO
Sabemos que a educação atual precisa estimular
a aprendizagem do aluno, despertando sua curiosidade e encontrando formas de
incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, mostrando que pode traçar
seus próprios caminhos, interagindo com o ambiente de forma cooperativa e
construtiva, possibilitando formar seus próprios conceitos e opiniões, e, um
bom caminho a trilhar é a realização de Projetos Educacionais.
Trabalhar com Projetos estimula o diálogo, o debate, a argumentação de
diferentes pontos de vista, o confronto de opiniões, a construção coletiva do
conhecimento.
De
acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os projetos são considerados
como uma das formas de desencadear os trabalhos didáticos, podendo integrar
diferentes modos de organização curricular. Nos dias atuais, precisa-se retomar
o conceito de educar, repensar, redimensionar as características e
consequentemente, promover a sua transformação.
Com
o olhar de Paulo Freire, a educação escolar busca promover a autonomia numa
sociedade diversificada e repleta de muitas culturas, contribuindo ainda para
uma formação democrática, libertadora e interdisciplinar.
Esta
proposta de trabalho é desenvolver um processo pedagógico interdisciplinar,
estabelecendo relações entre Matemática, Artes Visuais e Língua Portuguesa,
nesse sentido, explorar figuras geométricas (observação, manuseio, construção,
composição e decomposição de figuras planas), diferentes possibilidades de uso
de cores (seleção e aplicação), leitura, interpretação e produção de texto.
OBJETIVOS
- Estimular
a investigação e a experimentação, bem como o desenvolvimento de
competências, habilidades e aquisição de conceitos essenciais em
Matemática, Arte e Língua Portuguesa.
- Promover
o desenvolvimento da livre expressão, da autenticidade e da
espontaneidade.
- Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.
METODOLOGIA
Considerando
importante aproximar o ensino de Matemática ao ensino de Língua Portuguesa,
percebe-se que o trabalho com a Matemática na 3° série ou 4º ano será
enriquecido nesta conexão com a leitura e a interpretação de textos, isto é,
acredita-se que a leitura pode ser um modo desafiante e lúdico para que os
alunos adquiram noções matemáticas e, ainda, servir como um complemento para o
material tradicionalmente utilizado nas aulas.
Integrar
leitura com conhecimento matemático representa uma substancial mudança no
ensino, pois os alunos passam a explorar a matemática e o texto
simultaneamente. Desta forma os alunos desenvolvem as habilidades matemáticas e
de linguagem conjuntamente, é neste contexto que a conexão da Matemática e
Língua Portuguesa aparece.
Assim, os professores podem criar situações na
sala de aula que ajudem os alunos a compreenderem a Matemática, no caso a
Geometria, estabelecendo ligações cognitivas entre a Língua Portuguesa e a
Matemática e a Artes Visuais; conceitos da vida real e a linguagem matemática
formal, dando oportunidades para eles escreverem e falarem, usando o
vocabulário matemático, além de desenvolverem habilidades. Usando o Tangram,
eles constroem noções e conceitos matemáticos, formas geométricas, utilizam
cores e desenhos.
Estabelecendo
como metodologia a divisão do trabalho em cinco momentos apresentados a seguir:
1º Momento:
Organização
do trabalho e apresentação da historia da matemática como recurso introdutório
ao jogo Tangram e início de exploração da linguagem oral sobre o assunto;
2º Momento:
Apresentação
do jogo Tangram, exploração das diferentes possibilidades de construção de
figuras e início da produção textual;
3º Momento:
Experimentação
no uso das cores e desenhos, de acordo com a criatividade de cada aluno;
4º Momento:
Estabelecimento
de relações entre as áreas do conhecimento (Matemática, Língua Portuguesa e
Arte) para a produção de um livro.
5º Momento:
Apresentação
do produto final, o livro que narra as historia de cada grupo.
DESENVOLVIMENTO
1º Momento
O
professor de Matemática leva uma historia relacionada a origem do Tangram e
conta para os alunos. Neste momento acontece o interesse dos alunos em saber
mais sobre o jogo. Então, neste momento os alunos estudam as áreas de figuras
planas, procedem a contextualização de geometria, língua portuguesa e artes.
O
professor deve visar sempre a socialização do grupo, após a introdução da
historia da matemática, dando início a organização e a coleta dos materiais a
serem utilizados na construção pelos alunos dos diversos Tangrans.
2º Momento
O
professor apresenta o Tangram e sob sua orientação os alunos começam a
exploração do material, formando figuras. O professor de língua Portuguesa da
início a produção de texto com registro no caderno das figuras montadas.
3º Momento
O
professor de Arte usa o Tangram para orientar nas cores que cada aluno pode
usar, de forma que as figuras vizinhas não podem ficar com cores iguais.
Trabalhar com cores quentes e frias e os desenhos a serem formados, aplicadas
nas peças do Tangram.
4º Momento
Fazer
abordagens durante a aula sobre algumas figuras que foram formadas como
exemplo: gato, barco e etc., e partindo destas observações, os alunos podem
elaborar frases ou pequenos textos relacionados às figuras.
Elaborar
um livro com as figuras que foram formadas, o professor de Língua Portuguesa
orienta a produção textual, observando o uso dos pronomes e a utilização de uma
pontuação adequada. A Geometria trabalha formas e frações dentro da matemática
com o Tangram. As Artes complementam com a parte artística, explorando cores e
técnicas.
A
interdisciplinaridade deve estar presente em todos os momentos do
desenvolvimento do trabalho.
5º Momento
Ultima
etapa - produto final: Solicitar que cada grupo conte sua historia para a
turma, expressar e apresentar o material produzido - O livro.
AVALIAÇÃO
A
avaliação é realizada em todos os aspectos, pois é um processo contínuo que
ocorre juntamente "com" e "durante" as aulas, enquanto os
alunos desenvolvem suas atividades. Os professores devem estar presentes em
todas as ações dos alunos, tanto as suas respostas, quanto as perguntas, aos
recursos que se utilizar no desenvolvimento da produção textual e a interação
com os colegas, bem na sua elaboração de situações problema e as analogias com
outros conceitos.
Entende-se
que avaliar é acompanhar as atividades dos alunos, aquilatando as mudanças de
comportamento que ocorrem ( que não são as mesmas de aluno para aluno ),
atividades em grupos e de pesquisa.
Visar
à correção de possíveis distorções no decorrer das atividades e no
encaminhamento das tarefas para alcançar os objetivos previstos.
O
aluno deve ser avaliado no conjunto de seu trabalho realizado durante o
projeto. Avaliar a aparte sócio afetiva do aluno, bem como seu grau de
participação.
REFERÊNCIAS:
SOUZA
Eliane R. A Matemática das Sete Peças do Tangram. DINIZ Maria Inez S. Vieira
Diniz, Rosa Monteiro Paulo e OCHI Hori F. São Paulo: IME/USP, 1997.
Parâmetros
Curriculares Nacionais. (1ª a 4ª série)
Nenhum comentário:
Postar um comentário