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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CRIANDO UM LIVRO: COM TANGRAM TEXTOS E CORES



 

DISCIPLINAS: Matemática, Artes Visuais e Língua Portuguesa

PERIODO: 1 meses

SÉRIE: Alunos do 4º ano ( 3º série ) na faixa etária de 08 a 09 anos

INTRODUÇÃO

  Sabemos que a educação atual precisa estimular a aprendizagem do aluno, despertando sua curiosidade e encontrando formas de incentivá-lo a tornar o estudo mais interessante, mostrando que pode traçar seus próprios caminhos, interagindo com o ambiente de forma cooperativa e construtiva, possibilitando formar seus próprios conceitos e opiniões, e, um bom caminho a trilhar é a realização de Projetos Educacionais.

 Trabalhar com Projetos estimula o diálogo, o debate, a argumentação de diferentes pontos de vista, o confronto de opiniões, a construção coletiva do conhecimento.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os projetos são considerados como uma das formas de desencadear os trabalhos didáticos, podendo integrar diferentes modos de organização curricular. Nos dias atuais, precisa-se retomar o conceito de educar, repensar, redimensionar as características e consequentemente, promover a sua transformação.

Com o olhar de Paulo Freire, a educação escolar busca promover a autonomia numa sociedade diversificada e repleta de muitas culturas, contribuindo ainda para uma formação democrática, libertadora e interdisciplinar.

Esta proposta de trabalho é desenvolver um processo pedagógico interdisciplinar, estabelecendo relações entre Matemática, Artes Visuais e Língua Portuguesa, nesse sentido, explorar figuras geométricas (observação, manuseio, construção, composição e decomposição de figuras planas), diferentes possibilidades de uso de cores (seleção e aplicação), leitura, interpretação e produção de texto.

 

OBJETIVOS

  • Estimular a investigação e a experimentação, bem como o desenvolvimento de competências, habilidades e aquisição de conceitos essenciais em Matemática, Arte e Língua Portuguesa.
  • Promover o desenvolvimento da livre expressão, da autenticidade e da espontaneidade.
  • Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.

METODOLOGIA

Considerando importante aproximar o ensino de Matemática ao ensino de Língua Portuguesa, percebe-se que o trabalho com a Matemática na 3° série ou 4º ano será enriquecido nesta conexão com a leitura e a interpretação de textos, isto é, acredita-se que a leitura pode ser um modo desafiante e lúdico para que os alunos adquiram noções matemáticas e, ainda, servir como um complemento para o material tradicionalmente utilizado nas aulas.

Integrar leitura com conhecimento matemático representa uma substancial mudança no ensino, pois os alunos passam a explorar a matemática e o texto simultaneamente. Desta forma os alunos desenvolvem as habilidades matemáticas e de linguagem conjuntamente, é neste contexto que a conexão da Matemática e Língua Portuguesa aparece.
 Assim, os professores podem criar situações na sala de aula que ajudem os alunos a compreenderem a Matemática, no caso a Geometria, estabelecendo ligações cognitivas entre a Língua Portuguesa e a Matemática e a Artes Visuais; conceitos da vida real e a linguagem matemática formal, dando oportunidades para eles escreverem e falarem, usando o vocabulário matemático, além de desenvolverem habilidades. Usando o Tangram, eles constroem noções e conceitos matemáticos, formas geométricas, utilizam cores e desenhos.
Estabelecendo como metodologia a divisão do trabalho em cinco momentos apresentados a seguir:

1º Momento:

Organização do trabalho e apresentação da historia da matemática como recurso introdutório ao jogo Tangram e início de exploração da linguagem oral sobre o assunto;

2º Momento:

Apresentação do jogo Tangram, exploração das diferentes possibilidades de construção de figuras e início da produção textual;

3º Momento:

Experimentação no uso das cores e desenhos, de acordo com a criatividade de cada aluno;

4º Momento:

Estabelecimento de relações entre as áreas do conhecimento (Matemática, Língua Portuguesa e Arte) para a produção de um livro.

5º Momento:

Apresentação do produto final, o livro que narra as historia de cada grupo.

DESENVOLVIMENTO

1º Momento

O professor de Matemática leva uma historia relacionada a origem do Tangram e conta para os alunos. Neste momento acontece o interesse dos alunos em saber mais sobre o jogo. Então, neste momento os alunos estudam as áreas de figuras planas, procedem a contextualização de geometria, língua portuguesa e artes.

O professor deve visar sempre a socialização do grupo, após a introdução da historia da matemática, dando início a organização e a coleta dos materiais a serem utilizados na construção pelos alunos dos diversos Tangrans.

2º Momento

O professor apresenta o Tangram e sob sua orientação os alunos começam a exploração do material, formando figuras. O professor de língua Portuguesa da início a produção de texto com registro no caderno das figuras montadas.

3º Momento

O professor de Arte usa o Tangram para orientar nas cores que cada aluno pode usar, de forma que as figuras vizinhas não podem ficar com cores iguais. Trabalhar com cores quentes e frias e os desenhos a serem formados, aplicadas nas peças do Tangram.

4º Momento

Fazer abordagens durante a aula sobre algumas figuras que foram formadas como exemplo: gato, barco e etc., e partindo destas observações, os alunos podem elaborar frases ou pequenos textos relacionados às figuras.
Elaborar um livro com as figuras que foram formadas, o professor de Língua Portuguesa orienta a produção textual, observando o uso dos pronomes e a utilização de uma pontuação adequada. A Geometria trabalha formas e frações dentro da matemática com o Tangram. As Artes complementam com a parte artística, explorando cores e técnicas.
A interdisciplinaridade deve estar presente em todos os momentos do desenvolvimento do trabalho.

5º Momento

Ultima etapa - produto final: Solicitar que cada grupo conte sua historia para a turma, expressar e apresentar o material produzido - O livro.

AVALIAÇÃO

A avaliação é realizada em todos os aspectos, pois é um processo contínuo que ocorre juntamente "com" e "durante" as aulas, enquanto os alunos desenvolvem suas atividades. Os professores devem estar presentes em todas as ações dos alunos, tanto as suas respostas, quanto as perguntas, aos recursos que se utilizar no desenvolvimento da produção textual e a interação com os colegas, bem na sua elaboração de situações problema e as analogias com outros conceitos.
Entende-se que avaliar é acompanhar as atividades dos alunos, aquilatando as mudanças de comportamento que ocorrem ( que não são as mesmas de aluno para aluno ), atividades em grupos e de pesquisa.
Visar à correção de possíveis distorções no decorrer das atividades e no encaminhamento das tarefas para alcançar os objetivos previstos.
O aluno deve ser avaliado no conjunto de seu trabalho realizado durante o projeto. Avaliar a aparte sócio afetiva do aluno, bem como seu grau de participação.

REFERÊNCIAS:

SOUZA Eliane R. A Matemática das Sete Peças do Tangram. DINIZ Maria Inez S. Vieira Diniz, Rosa Monteiro Paulo e OCHI Hori F. São Paulo: IME/USP, 1997.

Parâmetros Curriculares Nacionais. (1ª a 4ª série)


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