Grupo:
alunos
de pré-escola até 5º ano.
Objetivos:
a
dinâmica é uma ótima oportunidade para você observar melhor o comportamento da
turma.
Tempo:
uma aula
Local:
A
brincadeira pode acontecer na classe ou no pátio, dependendo do tamanho da
turma.
Material:
bastam
um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta para começar a brincadeira.
Desenvolvimento:
Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada criança mede três
palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante.
Sugira que cada um brinque com
o seu pedacinho de barbante.
Balançando o cordão no ar ou
formando uma bolinha com ele, por exemplo, as crianças podem perceber sua
textura, flexibilidade e versatilidade. Depois, toda a turma, incluindo o professor,
cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante.
Prontas às obras, o grupo
analisa figura por figura. Comentários e interpretações são muito bem-vindos.
Após percorrer toda a
exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante
ao dos vizinhos.
Abaixados ao redor desse
grande círculo feito de cordão, as crianças devem criar uma única figura.
Proponha que refaçam juntos,
alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a turma
conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.
Enquanto as crianças
escolhem juntos quais os desenhos irão fazer e colocam a ideia em prática, o
professor aproveitará para observá-las. Nessa fase da brincadeira surgem muitas
ideias e cada aluno quer falar mais alto que o colega.
Alguns buscam argumentos
para as suas sugestões, outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam
abandonar a roda e, às vezes, cumprem a palavra.
O professor deve ficar
atento ao comportamento da turma durante esses momentos de tensão. Eles serão
produtivos se você abandonar sua posição de coordenador e deixar o grupo
resolver seus impasses, ainda que a solução encontrada não seja, em sua opinião,
a melhor.
Conclusão:
Por
meio desse jogo, os alunos tomam consciência de seu potencial criativo e se
familiarizam com as atividades em equipe.
É muito interessante repetir
a brincadeira com a mesma classe semanas depois. É hora de comparar os
processos de criação com o barbante, avaliando a evolução do grupo diante de um
trabalho coletivo.
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