DIVERSOS PLANO DE AULA

Postagens mais visitadas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

MUTIMEIOS - COLEÇÃO DE FOTOGRAFIAS


Organização de uma Coleção de Fotografias.


EXEMPLO: Você é professor de Arte de uma Escola Pública de Ensino Médio da sua cidade. A coordenação pedagógica da escola tem se reunido com os professores para organizarem o currículo escolar de modo interdisciplinar.

Na última reunião pedagógica destinaram a você, e ao seu colega de área (com quem você já trabalhou na atividade anterior), a missão de Organizar uma Coleção de Fotografias.

A coordenação pedagógica espera que essa coleção possa ser explorada em projetos de trabalho interdisciplinares, ou seja, tanto servir a área de Artes (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) como as demais áreas (Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias).

A coordenação pedagógica também estabeleceu algumas outras condições para a organização da coleção, a saber:

a) A coleção deve apresentar um mínimo de 9 e um máximo de 15 imagens.

b) A coleção deve apresentar um mínimo de 3 e um máximo de 5 temas.

c) A coleção tem que abranger fotografias produzidas ao longo de 50 anos, por exemplo, fotografias produzidas entre 2009-1959, ou 2005 a 1955, ou 2000 a 1950, ou 1980 a 1930, etc...

d) A coleção tem que, obrigatoriamente, incluir imagens de um fotógrafo que tenha sua produção vinculada ao contexto cultural do Brasil. Isso quer dizer que o fotógrafo pode não ter a nacionalidade brasileira (por exemplo, Claudia Andujar, Pierre Verger, Frans Krajceberg, Marc Ferrez, entre outros), mas sua produção fotográfica desenvolveu-se no contexto cultural do País.

e) A apresentação da coleção terá que incluir, obrigatoriamente, a análise de uma imagem de cada um dos Temas da Coleção. Para a análise, de cada imagem vocês utilizarão o Roteiro de Leitura de Imagens previamente elaborado por vocês.

f) A coleção deve ser apresentada em slides (para isso será necessário utilizar um programa editor de slides, por exemplo, pode ser o Power Point). Para a apresentação da coleção, utilizar o Modelo de Apresentação da Coleção.