DIVERSOS PLANO DE AULA

Postagens mais visitadas

terça-feira, 9 de abril de 2013

DESENHO ESFUMADO COM CARVÃO

          Desenho esfumado Materiais: Carvão –( será possível utilizar o carvão para churrasco). Lixa Papel canson e sulfite Fixador ou laquê Tesoura Inicialmente, cortaremos formas regulares ou irregulares na folha de sulfite. Ela será nossa matriz. Assim, com as formas cheias conquistaremos a figura positiva e a matriz em negativo são feitas recortando-se e retirando-se a forma desejada. O carvão deve ser passado no interior da matriz. Ainda será possível conquistar variações de tonalidades e sobreposição de forma.

            Pegamos um carvão de forma deitada, apertando mais para a direita e menos para a esquerda.

 
 
Esfumamos agora com o dedo, de esquerda para direita, de cima para baixo.
 
 
Aqui vemos o resultado. Na fotografia inferior apreciamos bem o granulado do papel. Na seguinte folha poderás comparara-lo com outro degradado feito com o esfuminho.
 
Aqui vemos o resultado. Na fotografia inferior apreciamos bem o granulado do papel. Na seguinte folha poderás comparara-lo com outro degradado feito com o esfuminho.


Aqui vamos fazer com o carvão deitado outra prova para que se veja a diferença entre o esfuminho e o dedo na hora de fazer sombras.


Agora pegamos o esfuminho e vamos começar.
 
 
Seguimos esfumando.

Vamos arrastando o carvão fazendo as sombras. Nas duas fotografias seguintes podemos ver o resultado do sombreado com um esfuminho.
foto01
foto 02
 
 

 
Estes são os resultados com ambas as técnicas: dedos (direita) e esfuminho (esquerda). Na hora de fazer um desenho você saberá qual tem que usar.


Como vemos nestas duas fotografias, antes de começar a fazer um desenho devemos praticar muitos traços e ter soltura com este novo material que desconhecíamos.
 
foto 01
 
foto 02
 

 


Referencia: