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quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

TRABALHANDO COM ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


01- DESENHO COM FOLHA DE PLANTA:

Desenhar com giz de cera usando folhas de diversas formas e tamanhos.

02 - DESENHO ESPELHO:

Oriente os alunos a dobrar a folha de papel ofício ao meio e pingar cola colorida na dobra – tornar a dobrar a folha e aparecerá uma surpresa.

03 - BOLINHAS DE SABÃO:

Material Necessário: anilinas, detergente incolor, canudos, papel ofício e copos descartáveis.

Procedimento: Coloque um pouco de detergente com algumas gotas de anilina no copo (cada copo com uma cor diferente) – os alunos deverão molhar o canudo nos copos e soprar fazendo bolinhas de sabão no papel oficio.

OBS: Uma técnica que surte efeito muito bonito, mas é necessário que o professor tenha muita atenção para que as crianças não engulam o detergente.

04- DESENHO MÁGICO:

Desenhar no papel usando apenas giz de cera branco, em seguida, com pincel passe tinta guache em toda folha. As crianças adoram a surpresa!

05 - DESENHO LIVRE BRANCO NO PRETO:

Material Necessário: papel cartão preto giz de cera branco e creme dental branco.

Procedimento: Desenhar livremente no papel cartão usando o giz e o creme dental.

06 - TEXTURA, FORMA E COR:

Colagem de areia colorida em quadrados, triângulos e círculos.

07 - PAPEL ÚMIDO:

Molhar a folha com algodão e pintar em seguida com tinta guache
Outras ideias: Pintar com os dedos, com esponjas, com escova de dente, com giz de lousa molhado no leite, desenhar na lixa, desenhar com hidro cor sobre papel camurça.
A criança trabalha com as mãos, aprendendo e apreendendo o mundo; vê através delas, manipulando e modificando, destruindo e construindo, observando, mas sobre tudo criando. Através das atividades lúdicas a criança consegue se exprimir; entretanto, também se torna necessário mostrar-lhe alternativas, perspectivas e concepções: a Arte como coautora da nossa sociedade - ampliando, assim, sua visão de possibilidades, na experiência entre o real e o imaginário, do comparativo e do demonstrativo da realidade humana.
Compete ao professor a estimulação da criança, em todos os sentidos visuais e perceptivos, pois sua sensibilidade e criatividade serão privilegiadas.

O PROFESSOR DE ARTES DEVE TER / FAZER OU SER



ü  Responsabilidade;

ü  Fugir a Regra;

ü  Ter Inovação;

ü  Ser Contemporâneo/ Atual;

ü  Ter um Domínio de Conhecimento;

ü  Aprender e entender quais são os direitos e deveres do professor;

ü  Estar preparado para mostrar que somos competentes;

ü  Deve ter um bom planejamento;

ü  Aprender e entender a legislação para o ensino das artes visuais;

ü  Incorporar a vida do aluno ao processo pedagógico;

ü  Ser propositivo;

ü  A escola deve ter uma estrutura/ espaço e materiais adequados para que o professor de artes visuais possa dar aula;

ü  O professor deve buscar alternativas quando necessário, bem como a solicitação aos órgãos competentes;

ü  Ter dinamismo e saber envolver o aluno na aula;

ü  Aproximar a escola da vida do alunado;

ü  Envolver os pais dos alunos;

ü  Questionar o sagrado, o intocável;

ü  Reformular os projetos curriculares junto com o alunado;

ü  Trabalhar o contexto atual do aluno, sem se restringir a isto. Ou seja, ampliar os horizontes;

ü  Encontrar novas alternativas de trabalho;

ü  Dar ao aluno a auto - expressividade;

ü  Trabalhar com o aluno a motricidade;

ü  Reconhecer o trabalho do aluno;

ü  Evitar o fazer artístico excessivo.