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sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

TEXTURAS


A escolha do molde e a criação da composição na minha concepção é um processo de autoconhecimento porque a cada escolha colocamos algo de particular. Os elementos da linguagem visual entram como auxiliadores na construção da produção artística, a textura em especial serve como substituto visual do tato.
O resultado desta composição une e sugere linhas mistas (que provoca força sensual e orgânica), texturas naturais e artificiais (madeira, pelos, pele de cobra, terra seca, pontos feitos com lã e etc.), sugere movimento ( na composição observamos a existência das três direções básicas horizontal, vertical, diagonal dando a ela estatus de assimétrica porem com equilíbrio visual.

E a minha conclusão o fazer artístico de cada etapa do trabalho como desde o molde as diferentes texturas me proporcionou uma construção artístico que me surpreendente muito achei que jamais iria conseguir, mais bastou começar para as ideias fluírem foi um trabalho que tive muito prazer em realiza-lo.

1º MOLDE


2 MOLDE
 
TEXTURA PONTA
 
 
 

PROJETO: APRENDENDO RECICLAR E CRIAR PARA BRINCAR.


 Público Alvo: Alunos da Educação Infantil entre 04 a 05 anos de idade, professores.

 Alunos: Educação Infantil

Área de Estudo: Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia e Ciências.
 
 
 
 
 
 
 

Introdução

Partindo da premissa de que a escola que temos é, via de regra, a escola que queremos, e de que o princípio da construção do conhecimento deve ser fruto da interação, da vivência de práticas prazerosas, criativas e inerentes às necessidades humanas. É de extrema que nós professores considere importante abordar a temática ambiental e a visão integrada do mundo, assim como a qualidade de vida. Sendo assim, propomos a estudar a reciclagem, a separação seletiva do lixo e a forma como o lixo afeta nossas vidas e nosso cotidiano, refletindo sobre as seguintes questões: Para onde vai e o que acontece com o lixo que colocamos à porta de nossas casas? Se a cidade tem coleta seletiva de lixo, por que devemos separá-lo?

Justificativa: É importante e básico para os alunos conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.

Objetivo: O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis  pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletiva a fim de que possa ser reciclado e transformado  novas coisas. Tornando-os conscientes das consequências oriundas da não preservação do meio ambiente.

Conteúdos: a parte do currículo que escolhemos  para trabalhar foi o estudo do meio , dando ênfase ás questões ambientais , entro dos seguintes componentes :

ü  Língua Portuguesa – apresentação do alfabeto e construção da escrita: letras e sílabas

ü  Ciências – reciclagem, separação e decomposição do lixo, bem como sua influencia na vida o planeta.

ü  Arte – produção de desenhos, confecção e brinquedos, roupas, acessórios feitos de material reciclado, canções e brincadeiras infantis. Elaboração de uma peça abordando os aspectos do meio ambiente.

ü  História e Geografia – localização geográfica e pesquisas sobre a problemática do lixo.

Metodologia e Procedimento: O projeto terá inicio em abril de 2012, com uma sondagem junto aos alunos , destacando-se a problemática do lixo . A partir esta sondagem realizamos um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questão para ser trabalhado em sala de aula. Será elaborado um plano de aula, utilizando bibliografias e matérias disponível nas escolas como vídeo, Cds musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc. Palestras com especialistas também poderão ser previstas.

Avaliação: A avaliação do projeto será observada através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toa matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos.

Produto Final: Exposição na escola de brinquedos confeccionados pelos alunos.

 

AS CORES PRIMÁRIAS


A IMPOSTÂNCIA DA MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.



Autora: Lindací A. de Souza Scagnolato
 
            A educação deve ser vista como um processo global, progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudos para seu aperfeiçoamento, pois em qualquer meio sempre haverá diferenças individuais, diversidade das condições ambientais que são originários dos alunos e que necessitam de um tratamento diferenciado. Neste sentido devem-se desencadear atividades que contribuam para o desenvolvimento da inteligência e pensamento crítico do educando, como exemplo: práticas ligadas a música e a dança, pois a música torna-se uma fonte para transformar o ato de aprender em atitude prazerosa no cotidiano do professor e do aluno.
A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som.
           Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá a sua
qualidades.
Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção. FARIA (2001), define que a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como 'cantiga de ninar. Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno.











 
         




          A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.
A música e a dança atuam no corpo e desperta emoções, neste sentido ela equilibra o metabolismo, interfere na receptividade sensorial e minimiza os efeitos de fadiga ou leva a excitação do aluno. Para STABILE citado por ESTEVÃO (2002, p. 34) "a música e a dança permitem a expressão pelo gesto e pelo movimento, que traz satisfação e alegria. A criança aprende e se desenvolver através dela".
         A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total. FARIA (2001, p. 24), "A música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e recreação".
       A escola, enquanto espaço institucional para transmissão de conhecimentos socialmente construídos, pode se ocupar em promover a aproximação das crianças com outras propriedades da música que não aquelas reconhecidas por elas na sua relação espontânea com a mesma.
       Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas quais as crianças possam estar em relação com um número variado de produções musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas, como, de outras famílias, de outras comunidades, de outras culturas de diferentes qualidades: folclore, música popular, música erudita e outros.
        As atividades musicais nas escolas devem partir do que as crianças já conhecem, desta forma, se desenvolve dentro das condições e possibilidades de trabalho de cada professor.
FARIA (2001, p. 4), "A música passa uma mensagem e revela a forma de vida mais nobre, a qual, a humanidade almeja, ela demonstra emoção, não ocorrendo apenas no inconsciente, mas toma conta das pessoas, envolvendo-as".
trazendo lucidez à consciência".
       A música como qualquer outra arte acompanha historicamente o desenvolvimento da humanidade e pode se observar ao analisar as épocas da história, pois em cada uma, ela está sempre presente.
  A música é algo constante na vida da humanidade, pode-se comprovar isto, em todos os registros da trajetória da história.
       As crianças sabem que se dança música, isto é, que a dança está associada à música, e geralmente sentem grande prazer em dançar. Se os professores levarem isso em conta e considerarem como ponto de partida o repertorio atual de sua classe (os das crianças e o próprio) e puderem expandir este repertório comum com o repertório do seu grupo cultural e de outros grupos, criando situações em que as crianças possam dançar, certamente estarão contribuindo significativamente para a formação das crianças. (ESTEVÃO, 2002, p. 33),
      A música na vida do ser humano é tão importante como real e concreta, por ser um elemento que auxilia no bem estar das pessoas. No contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o indivíduo a ouvir e a escutar de maneira ativa e refletida. DUCORNEAU (1984), o primeiro passo para que a criança aprenda a escutar bem consiste em permitir que ela faça experiências sonoras com as qualidades do som como o timbre, a altura e a intensidade, depois disso, estará em posição de escuta.
A criança que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciação sensorial, aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a reproduzi-los e a criar novos desenvolvendo sua imaginação. A boa música harmoniza o ser humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de pensamento, sentimento e ação.
     A música afeta de duas maneiras distintas no corpo do indivíduo: diretamente, com o efeito do som sobre as células e os órgãos, e indiretamente, agindo sobre as emoções, que influenciam numerosos processos corporais provocando a ocorrência de tensões e relaxações em várias partes do corpo. Para GAINZA (1988), a música é um elemento de fundamental importância, pois movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e o desenvolvimento.
    A música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem a utilização da música não é possível atingir a esta meta, pois nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade.
STEFANI (1987), a música afeta as emoções, pois as pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons. Em qualquer lugar e qualquer hora respira-se a música, sem se dar conta disso. A música é ouvida porque faz com que as pessoas sintam algo diferente, se ela proporciona sentimentos, pode-se dizer que tais sentimentos de alegria, melancolia, violência, sensualidade, calma e assim por diante, são experiências da vida que constituem um fator importantíssimo na formação do caráter do indivíduo.
    Conclui-se que a música está ligada ao ser humano desde muito cedo e que sem ela o mundo se tornaria vazio e sem espírito.
Musica é uma arte que vem sendo esquecida, mas que deve ser retomada nas escolas, pois ela propicia ao aluno um aprendizado global, emotivo com o mundo. Na sala de aula, ela poderá auxiliar de forma significativa na aprendizagem.
   É necessário que os professores se reconheçam como sujeitos mediadores de cultura dentro do processo educativo e que leve em conta a importância do aprendizado das artes no desenvolvimento e formação das crianças como indivíduos produtores e reprodutores de cultura. Só assim poderão procurar e reconhecer todos os meios que têm em mãos para criar, à sua maneira, situações de aprendizagem que dêem condições às crianças de construir conhecimento sobre música e dança.
Enfim, a música é um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem, portanto deve ser possibilitado e incentivado o seu uso em sala de aula.