DIVERSOS PLANO DE AULA

Postagens mais visitadas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PROJETO: APRENDENDO RECICLAR E CRIAR PARA BRINCAR.


 Público Alvo: Alunos da Educação Infantil entre 04 a 05 anos de idade, professores.

 Alunos: Educação Infantil

Área de Estudo: Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia e Ciências.
 
 
 
 
 
 
 

Introdução

Partindo da premissa de que a escola que temos é, via de regra, a escola que queremos, e de que o princípio da construção do conhecimento deve ser fruto da interação, da vivência de práticas prazerosas, criativas e inerentes às necessidades humanas. É de extrema que nós professores considere importante abordar a temática ambiental e a visão integrada do mundo, assim como a qualidade de vida. Sendo assim, propomos a estudar a reciclagem, a separação seletiva do lixo e a forma como o lixo afeta nossas vidas e nosso cotidiano, refletindo sobre as seguintes questões: Para onde vai e o que acontece com o lixo que colocamos à porta de nossas casas? Se a cidade tem coleta seletiva de lixo, por que devemos separá-lo?

Justificativa: É importante e básico para os alunos conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.

Objetivo: O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis  pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletiva a fim de que possa ser reciclado e transformado  novas coisas. Tornando-os conscientes das consequências oriundas da não preservação do meio ambiente.

Conteúdos: a parte do currículo que escolhemos  para trabalhar foi o estudo do meio , dando ênfase ás questões ambientais , entro dos seguintes componentes :

ü  Língua Portuguesa – apresentação do alfabeto e construção da escrita: letras e sílabas

ü  Ciências – reciclagem, separação e decomposição do lixo, bem como sua influencia na vida o planeta.

ü  Arte – produção de desenhos, confecção e brinquedos, roupas, acessórios feitos de material reciclado, canções e brincadeiras infantis. Elaboração de uma peça abordando os aspectos do meio ambiente.

ü  História e Geografia – localização geográfica e pesquisas sobre a problemática do lixo.

Metodologia e Procedimento: O projeto terá inicio em abril de 2012, com uma sondagem junto aos alunos , destacando-se a problemática do lixo . A partir esta sondagem realizamos um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questão para ser trabalhado em sala de aula. Será elaborado um plano de aula, utilizando bibliografias e matérias disponível nas escolas como vídeo, Cds musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc. Palestras com especialistas também poderão ser previstas.

Avaliação: A avaliação do projeto será observada através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toa matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos.

Produto Final: Exposição na escola de brinquedos confeccionados pelos alunos.

 

Um comentário: